FILMES NO CINEMA

Star Wars: Mark Hamill esteve em todos os filmes desde 2015; entenda

Publicado em 23/07/21 23:00

Mark Hamill revelou, no Twitter, que apareceu em todas as produções cinematográficas de Star Wars desde 2015 - mesmo aquelas em que seu personagem tradicional na saga, Luke Skywalker, não participa em carne e osso. Isso foi possível, segundo o ator, através de pontas como dublador.

Star Wars: Obi-Wan Kenobi ganha estátua realista da Iron Studios; confira Star Wars: Rogue Squadron | Patty Jenkins fala sobre desenvolvimento do filme

Na última quarta-feira (21), Hamill respondeu a um tuíte da Wookiepedia, a enciclopédia virtual feita por fãs de Star Wars, que apontava que ele havia dublado o androide EV-9D9 em um episódio de The Mandalorian. O eterno Luke foi rápido em dizer que esta não era a única participação "escondida" que ele tinha feito.

"Você sabia... Que eu dei voz a múltiplos personagens secretos em todos os filmes de Star Wars lançados desde 2015? As sequências, Han Solo e Rogue One", escreveu ele.

Alguns desses "personagens secretos" não são tão secretos assim. Sabemos, por exemplo, que Hamill é a voz de Dobbu Scay, um apostador alienígena com aspecto anfíbio, em Os Últimos Jedi; e que ele foi o minerador da resistência Boolio em A Ascensão Skywalker.

No ano passado, Hamill chegou a revelar qual era o pseudônimo que usava para estas participações especiais: William M. Patrick. O nome, escolhido em homenagem aos dois irmãos do ator (ele não revelou, até hoje, de onde vem o "M."), aparece sob o crédito "vozes adicionais" nos filmes de Star Wars dos quais Hamill participa.

"Nunca foi sobre ter o meu nome no topo dos créditos, ou sobre o salário. Para mim, sempre foi sobre a diversão, sobre os fãs, e simplesmente porque eu amo easter eggs!", escreveu ele na ocasião.

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também