FILMES NO CINEMA

South Park acusada de transfobia: "Preguiçoso e irrelevante", diz ativista

Publicado em 15/11/19 14:00

A série South Park foi criticada nas redes sociais após exibir um episódio considerado transfóbico por muitos espectadores e ativistas. O capítulo, que faz parte da 23ª temporada da série, gira em torno de um homem posando como mulher transgênero para participar de um concurso de halterofilismo.

O personagem se identifica na competição como Heather Swanson, e é desenhado pelos criadores da série como um tipo musculoso, de óculos de Sol, chapéu de caubói, cabelo longo e barba.

Em uma das falas do episódio, Swanson comenta que começou a se identificar como mulher "há duas semanas", e completa: "Eu nem consigo te dizer o quanto eu me sinto livre. Agora que estou competindo como mulher, estou pronta para esmagar as outras garotas".

Rachel McKinnon, uma ciclista transgênero e ativista da causa, tomou a frente das críticas ao capítulo. "Eu não estou muito brava sobre aquele episódio de South Park. Sim, é transfóbico. Sim, é preguiçoso. Sim, contribui para machucar mulheres e meninas trans. Mas eles são preguiçosos e cada vez mais irrelevantes", escreveu.

"[O desenho animado] Futurama contou a mesma história estúpida em um episódio de 2003. Transfóbicos não conseguem achar novas piadas. South Park tem sido extremamente transfóbico há muito tempo. Esta não é a primeira vez, nem será a última. [Matt] Stone e [Trey] Parker são transfóbicos. Parem de ligar para eles. Ignorem a série preguiçosa deles", completou.

"Okay, South Park faz piadas sobre pessoas transgênero o tempo todo. E sim, fazer sátira pode ser divertido e etc, mas quando estamos consistentemente dizendo que pessoas trans são nojentas ou estranhas por causa de suas identidades, é simplesmente rude e doloroso, e reforça estigmas negativos", argumentou outro usuário do Twitter.

"O último episódio de South Park, sobre atletas trans, é baseado em uma falsidade, algo que não acontece, especialmente em competições de alto nível", comentou mais um.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também