FILMES NO CINEMA

Wagner Moura tem o molho, mas quem mais tem essa mistura no Oscar 2026?

Publicado em 22/01/26 17:00

A corrida pelo Oscar 2026 já começou e, por mais um ano, o Brasil estará na torcida pelo cinema nacional e por um dos grandes nomes da nossa sétima arte: Wagner Moura. Com O Agente Secreto, o país conquistou uma dobradinha, que começou em 2025 quando Ainda Estou Aqui, que recolocou de vez o nosso cinema - e a nossa torcida calorosa - no radar do mundo todo. O ator baiano vem com o molho à la brasileiro que conquistou o coração de todos em filmes como Cidade Baixa, Tropa de Elite e agora vai cobrir o tapete vermelho com toda sua brasilidade e o tempero que só nós temos.

Mas a disputa até o Oscar não será fácil para Wagner Moura. O ator brasileiro vai concorrer em um dos anos mais disputados, com atuações masculinas muito bem avaliadas pelo público e pela crítica.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Pensando nisso, decidimos criar um ranking de qual ator tem mais MOLHO à la Pomarola para sair vencedor nessa possível disputa. Confira abaixo!

Wagner Moura

Filme: O Agente Secreto
Ranking: MOLHUDO À LA POMAROLA
Como chega para a disputa: Depois de conquistar o coração dos brasileiros em filmes como Ó Paí, Ó, Cidade Baixa, Tropa de Elite, Saneamento Básico e como Olavo na novela Paraíso Tropical, Wagner Moura brilhou para o mundo todo ver em Narcos e seguiu com projetos fora do país, trabalhando em produções de grandes streamings e em filmes como Elysium, Gato de Botas 2 e Guerra Civil. Agora, com O Agente Secreto, o ator baiano chega à temporada de premiações com uma das atuações mais elogiadas do ano, vencedor de prêmios como o do Festival de Cannes e o Globo de Ouro. Será que chegou a hora de o Brasil conquistar mais esses corações? Pra quem tem o molho certo, o caminho fica mais fácil!

Leonardo DiCaprio

Filme: Uma Batalha Após a Outra
Ranking: MOLHUDO, MAS NÃO É UM POMAROLA
Como chega para a disputa: Leonardo DiCaprio não escolhe filme ruim. Depois de conquistar o mundo com Titanic, o ator americano encontrou um parceiro que mudaria sua carreira para sempre: Martin Scorsese. Com o sucesso ao lado de um dos maiores diretores da história, o ator figurou em diversas listas de Melhor Ator ao longo das últimas décadas e passou a decidir muito bem quais trabalhos aceitaria. Após filmes com Baz Luhrmann e Alejandro G. Iñárritu (que lhe rendeu seu primeiro Oscar), Uma Batalha Após a Outra colocou DiCaprio ao lado de Paul Thomas Anderson, um dos nomes mais celebrados do cinema mundial na atualidade. O filme chega aos prêmios de 2026 como o grande favorito para fazer a limpa, mas DiCaprio ainda precisa mostrar que também terá a força do diretor e do roteirista nas disputas. Tá quase um Pomarola, mas ainda não é.

Timothée Chalamet

Filme: Marty Supreme
Ranking: BOM MOLHO
Como chega para a disputa: Timothée Chalamet já disse em alto e bom som: ele quer um Oscar para chamar de seu. Astro desde a infância, Chalamet está empenhado em alcançar esse objetivo, seja estrelando a grande saga de Duna ou vivendo o astro do folk Bob Dylan. Sua nova investida é em Marty Supreme, no qual vive um jovem jogador de tênis de mesa que quer ser campeão mundial. A ânsia pela conquista é compartilhada por ator e personagem, e Chalamet tem tudo para ser um dos maiores nomes de sua geração. Carismático, o ator comandou o Palco Omelete na CCXP e mostrou que é um astro também fora da tela. Agora, resta saber se ele vai conquistar também os votantes da Academia. Não basta ter bons ingredientes, é preciso saber apresentar o prato e ter um molho encorpado e saboroso, como a Pomarola sempre fez.

Michael B. Jordan

Filme: Pecadores
Ranking: BOM MOLHO
Como chega para a disputa: Se um Michael B. Jordan já é bom, imagine dois! Esse é o caso de Pecadores, um dos melhores filmes de 2025 e um fenômeno de bilheterias quando pensamos em uma história original em meio a tantas continuações e franquias. O diretor Ryan Coogler coloca o astro de Creed e Pantera Negra para interpretar dois irmãos que, na época dos gângsters e da Lei Seca nos EUA, voltam para sua cidade natal querendo abrir um bar, mas enfrentam forças sobrenaturais que tentarão roubar um de seus bens mais preciosos. Jordan brilha como Smoke e Stack e volta a reafirmar seu nome como um dos mais importantes da atualidade em Hollywood. Não perca ele de vista nas premiações, mas não é AQUELE Pomarola.

Ethan Hawke

Filme: Blue Moon
Ranking: POUCO MOLHO
Como chega para a disputa: Quase um ano depois de sua estreia no Festival de Berlim, Blue Moon ainda chama a atenção nas premiações. O filme de Richard Linklater (que lançou uma dobradinha com Nouvelle Vague em 2025) é um dos mais aclamados do ano, e a atuação de Hawke como Lorenz Hart ganha cada vez mais elogios. A história explora o encontro de Hart com Richard Rodgers, dupla que teria escrito o grande sucesso Oklahoma! se não fossem os problemas de comportamento e alcoolismo de Hart. Ainda que receba elogios como a melhor atuação do ano, a história de Blue Moon acaba sendo muito fechada para a cultura americana, o que pode dificultar a vida de Ethan Hawke em premiações com votantes mais espalhados pelo mundo, como o Oscar. Falta o tempero e o molho encorpado, igual ao que Pomarola sempre apresentou.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // A Cozinha - Publieditorial

Veja também