FILMES NO CINEMA

Soul: Jamie Foxx volta a ser alma em teaser de novo filme da Pixar

Publicado em 07/11/19 12:00

Chorou com Divertida Mente e o último Toy Story? Prepare-se, pois a Pixar parece pronta para emocionar a todos nós de novo com Soul, animação que ganhou hoje seu primeiro teaser.

A produção, que tem estreia marcada para junho de 2020, conta a história de Joe Gardner (voz de Jamie Foxx), um músico que, após um acidente, se vê de volta ao estado de alma. Ele vai parar justamente no You Seminar, lugar em que as almas são formadas e recebem personalidades antes de serem enviadas aos corpos humanos, e precisa descobrir como retornar. Na jornada, ele terá a ajuda de 22 (Tina Fey), uma alma que não tem interesse nenhum em vir para a Terra.

O diretor Pete Docter, vencedor do Oscar por Up e Divertida Mente, se inspirou em suas próprias experiências como pai para criar a ideia do filme, que busca investigar o que faz uma pessoa se tornar ela mesma. "Eu tenho dois filhos, e você percebe desde o começo que eles têm uma personalidade pré-carregada", diz ele em conversa com o UOL, por telefone.

"Claro que as pessoas também são formadas por suas experiências, mas é fascinante ver como as crianças reagem. São esses pequenos seres que não passaram nem um momento no mundo, mas você já pode ver que eles têm uma personalidade específica. Nossa diversão nesse filme foi explorar o que faz você ser como é, de onde viemos e por que nos comportamos de certas formas".

A produção é não só um dos filmes mais desafiadores já feitos pela Pixar, como também o primeira do estúdio a ter um protagonista negro. "É maravilhoso poder fazer isso, não só com o protagonista. A história se passa em Nova York, e fizemos questão de capturar a diversidade, as cores, formas e diversidade da cidade", conta o codiretor Kemp Powers. "Trabalhamos duro para incluir a especificidade cultural de não só ser um nova-iorquino, mas também de ser um nova-iorquino negro. Tem sido muito legal colocar isso lá, em um filme da Pixar".

Powers ainda promete que o público verá "um dos elencos mais interessantes" já escalados para um longa do estúdio, que ao longo dos anos já recrutou talentos como Tom Hanks (Toy Story) e Helen Mirren (Universidade Monstros).

Música em destaque

Como indicado no trailer, a música será parte importante de Soul. Docter e Powers recrutaram Trent Reznor e Atticus Ross, a dupla de A Rede Social, para criar a trilha sonora, enquanto Jon Batiste ficou encarregado de criar músicas de jazz para a história.

"[Trent e Atticus] são muito criativos e têm uma abordagem muito única", diz Powers. "Quando pensávamos no mundo das almas, no além e tudo isso, queríamos que fosse diferente e novo, e o trabalho deles realmente se encaixou no que procurávamos para a nossa música".

Já Jon Batiste trouxe um lado contemporâneo ao jazz, segundo o co-diretor. "Às vezes as pessoas acham que o jazz é um gênero mais velho. Mas em uma das primeiras vezes que nos reunimos com Jon, ele disse que o jazz é o tipo de música mais novo que há, porque ele está literalmente sendo criado neste momento. É essa atitude maravilhosa que ele trouxe para a música deste filme; ele trouxe essa diversão, esse frescor. Torcemos para que isso faça muitos jovens se interessarem por jazz".

Fonte: UOL Cinemas // Beatriz Amendola

Veja também