O Writers Guild of America disse que o investimento da Disney de US$ 1 bilhão com a OpenAI, empresa de inteligência artificial de Sam Altman.
“O anúncio da Disney com a OpenAI parece sancionar o roubo do nosso trabalho e ceder o valor do que criamos a uma empresa de tecnologia que construiu seu negócio às nossas custas”, disse o sindicato em uma mensagem aos membros na quinta-feira.
Omelete Recomenda
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: 'alternating-thumbnails-a',
container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread',
placement: 'Below Article Thumbnails New',
target_type: 'mix'
});
Frankenstein | Del Toro critica IA em discurso no Gotham Awards
Avatar: Fogo e Cinzas | James Cameron baniu uso de IA no filme
Continua depois da Publicidade
A WGA afirmou que se reunirá com a Disney “para investigar os termos deste acordo, incluindo a extensão em que os vídeos gerados por usuários utilizam o trabalho dos membros da WGA. Continuaremos lutando para proteger os interesses criativos e econômicos de nossos membros no contexto da tecnologia de IA.”
Segundo a mensagem da WGA aos seus membros, “empresas como a OpenAI roubaram vastas bibliotecas de obras pertencentes aos estúdios e criadas por membros da WGA e trabalhadores de Hollywood para treinar seus sistemas de inteligência artificial. Temos reiteradamente solicitado que os estúdios tomem medidas legais para defender a valiosa propriedade intelectual que ajudamos a criar.”
Segundo o THR, os usuários da Sora poderão criar clipes envolvendo personagens de Star Wars, da Pixar, do MCU, de Alien e de diversas outras franquias administradas pelo estúdio.
Em comunicado oficial sobre a novidade, o CEO da Disney Bob Iger comentou que "as inovações tecnológicas sempre moldaram a evolução do entretenimento, trazendo novas formas de criar a compartilhar grandes histórias com o mundo".
O executivo definiu a evolução da inteligência artificial como "um momento importante para a indústria", e definiu o acordo da Disney com a OpenAI como "uma extensão bem considerada e responsável da nossa missão de contar histórias, tudo enquanto respeitamos e protegemos os criadores e seus trabalhos".
Iger completou o comunicado dizendo: "Este acordo mostra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos para promover inovações responsáveis que beneficiam a sociedade, respeitam a importância da criatividade, e ajudam seus trabalhos a alcançar novas audiências".
Fonte: Omelete // Igor Pontes