FILMES NO CINEMA

Sete filmes e séries esportivas que valem a pena ser vistas no streaming

Publicado em 16/02/20 05:00

2020 é ano de Eurocopa e Copa América, além de todos os outros torneios de calendário, e existe uma ótima forma de fazer um "esquenta" para esses campeonatos se a paciência não é uma de suas virtudes e você realmente ama o esporte: ver filmes e séries no streaming.

É farto o atual acervo de títulos futebolísticos e esportivos em várias plataformas na rede. Outros ainda devem sair em breve, como a série dramática inspirada na vida de Diego Maradona, "Maradona - Bendito Sonho", que tem estreia prevista para este ano na Amazon Prime Video.

Interessou-se? Veja abaixo sete produções que estão no streaming e valem a pena ser vistas, principalmente por fugir —quase sempre— da abordagem "chapa branca" que é tão comum em produtos patrocinados por marcas, clubes e jogadores de futebol.

'Matthews' (Amazon Prime Video)

O inglês Stanley Matthews é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, inspiração para Pelé e para todo craque britânico surgido a partir da segunda metade do século 20. Ele era um mago dos dribles arrancadas, jogando profissionalmente dos 17 aos 50 anos. Também foi o primeiro jogador de futebol profissional a ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico. O documentário, contado a partir de entrevistas e imagens de arquivo, é uma ótima oportunidade de conhecer a fundo um personagem esportivo importante e pouco conhecido no Brasil.

Stanley Matthews (à esquerda), lenda do futebol inglês
Imagem: Getty Images

'Tudo ou Nada: Seleção Brasileira' (Amazon Prime Video)

Apesar de todo jeitão de filme oficial, a série, que estreou no fim de janeiro, funciona por revelar a rotina de vestiário e bastidores da seleção que muitas vezes passam como pormenores, mas que no fim fazem toda a diferença no desempenho dos atletas. Outro ponto interessante: o técnico Tite, num primeiro momento, foi contra a produção que acompanhou de perto toda a campanha vitoriosa da seleção na Copa América 2019, com imagens de preleções e conversas com membros da delegação. É um mergulho no vestiário.

Imagem: Divulgação

'Les bleus: Une Aautre Histoire de France' (Netflix)

Se você acha que futebol não tem nada a ver com política e nem deveria se misturar a ela, este documentário pode mudar sua opinião. Dirigido por Sonia Dauger, David Dietz e Pascal Blanchard, mostra como a seleção francesa, com seus altos e baixos, refletiu anseios e crises da sociedade e da política entre os anos de 1996 e 2016. Traz depoimento de craqies, estudiosos e jornalistas, entre muitos outros. Pelo olhar crítico e diferenciado, é possivelmente o melhor título esportivo de todo o acervo da Netflix e vale ser assistido mesmo com a ausência do último título mundial dos franceses.

Cena do documentário 'Les bleus: Une Aautre Histoire de France'
Imagem: Reprodução

'Club de Cuervos' (Netflix)

A série dramática mexicana, a primeira original em espanhol da plataforma, acompanha um casal de irmãos em conflito pela presidência de um clube de futebol, o Los Cuervos de Nuevo Toledo, após a morte do pai. Com um roteiro didático, mas sem ser óbvio demais para quem é fã de futebol, fala de planejamento e o que é preciso fazer para tornar um time vencedor. Também é uma aula de como o poder consegue cegar totalmente pessoas comuns que chegam a ele pela primeira vez. São quatro temporadas divididas em 45 episódios.

Terceira temporada de "Club de Cuervos"
Imagem: Divulgação/Netflix

'Chuteira Preta' (Amazon Prime Video)

O futebol brasileiro fede, com corrupção e propina rolando soltas, além de partidas arranjadas, jogadores envolvidos com crime e igreja. Todo esse submundo está na série nacional lançada no ano passado. A trama é estrelada por Marcio Kieling, que vive um jogador decadente que retorna ao Brasil em busca de reconhecimento, e Nuno Leal Maia, um técnico e ex-jogador que tenta colocar o pupilo nos trilhos da carreira. O problema é que família do atleta, o empresário e suas companhias não ajudam nem um pouco. Nada que não seja corriqueiro no mundo real.

Nuno Leal Maia e Márcio Kieling em cena de "Chuteira Preta"
Imagem: Reprodução

'Kaiser: The Greatest Footballer Never to Have Played Football' (YouTube)

Este documentário de 2018, dirigido pelo britânico Louis Myles, narra a inusitada história de Carlos Kaiser, brasileiro que conseguiu ter uma longa carreira nos gramados ludibriando do Brasil e exterior, o que o tornou uma figura lendária dentro do folclore futebolístico. Bom de lábia e amigo de boleiros, mas sem qualquer habilidade com a bola, ele tinha o hábito de assinar contratos curtos e declarar não estar em forma física, fingindo lesões e passando quase todo o tempo no departamento médico. A história é imperdível por si só.

Imagem: Reprodução

'Losers' (Netflix)

Fugindo um pouco do escopo futebolístico, apesar de ele também fazer parte da narrativa. Esta ótima série documental americana busca responder a seguinte pergunta: em uma sociedade em que só a vitória interessa, como é a ocidental, como nos comportamos ao perder? Narra a trajetória difícil e edificante de atletas de várias modalidades que transformaram a tristeza da derrota em um grande triunfo. Se na cultura esportiva brasileira, especialmente na do futebol, o segundo lugar é visto por muitos como "o primeiro dos perdedores", temos uma importante aulinha de vida aqui.

Imagem: Corbis/VCG/Getty Images

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também