Adaptação soviética perdida de Senhor dos Anéis é disponibilizada no YouTube

Publicado em 05/04/21 19:00

Embora seja automático associar adaptações cinematográficas de O Senhor dos Anéis à trilogia de blockbusters de Peter Jackson, a União Soviética já havia adaptado a obra de J.R.R. Tolkien uma década antes de A Sociedade do Anel chegar aos cinemas. O telefilme, produzido e transmitido apenas uma vez em 1991 pela Leningrad Television, foi considerado perdido por anos, já que nunca foi encontrado nos arquivos da emissora (via The Guardian).

Lançado em 1991, a versão de baixíssimo orçamento de A Sociedade do Anel foi lançada no YouTube em duas partes. Apesar de estar com o áudio original e sem legendas, fãs da saga literária conseguirão identificar alguns dos momentos icônicos do primeiro livro da trilogia de Tolkien na produção soviética – a primeira parte pode ser conferida no topo da página e a segunda, abaixo:

A Amazon fechou contrato em 2017 para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a televisão. O acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

No entanto, a Amazon ainda não revelou qual história pretende contar, afirmando apenas que "ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien."

Antes, a série de O Senhor dos Anéis estava prevista para estrear no Amazon Prime Video em 2021. Não se sabe, por enquanto, se a pandemia atrasará o lançamento.

Fonte: Omelete // Nicolaos Garófalo