FILMES NO CINEMA

Sem tempo, irmão? Sete séries com menos de 20 minutos que cabem no seu dia

Publicado em 03/07/19 05:00

"Mas os episódios duram quanto tempo?"

Essa é pergunta cada vez mais comum no mundo moderno quando se trata de séries. A vida anda corrida, o tempo é curto e, algumas vezes, ter a chance de ver algo rápido pode ser tudo o que alguém precisa.

Mais do que isso, há uma tendência e uma fase de testes em plataformas como a Netflix, que vem lançando diversas produções fora dos formatos mais tradicionais e das megaproduções como Game of Thrones, com seus episódios de mais de 1 hora. A duração clássica vinda da TV, com séries de 20 ou 40 e poucos minutos - por causa dos intervalos comerciais - já não é obrigatória.

Curiosamente, há em inglês a expressão "Netflix boat", que se refere a séries que dão a sensação de serem longas demais, o que aconteceu quando se deu a liberdade de criação fora dos padrões da televisão. Agora, num ambiente de abundância de conteúdo, há um movimento na direção contrária. Há temporadas com menos de 2 horas de duração no total e em diversos estilos: sci-fi, comédia, drama, animação, stand-up, culinária.

Veja abaixo algumas boas dicas de séries e programas:

Amizade Dolorida

Com episódios de 16 minutos em média - sendo que o último é o mais curto, com 14 minutos -, Amizade Dolorida é uma comédia que fala da relação de uma profissional de sadomasoquismo e seu amigo gay, que é convidado por ela para ser seu assistente. São só sete episódios e, apesar da duração, os personagens e histórias são profundos o suficiente, mostrando que eles são apenas jovens adultos tentando se achar no mundo. A trama é baseada na vida do criador Rightor Doyle.
Onde assistir: Netflix

É o Bruno

Uma série feita com a cara de quem é pai e mãe de pet. Conta a história do excêntrico Malcolm e seu simpático cãozinho Bruno, adotado de um abrigo no Brooklyn, em Nova York. A primeira temporada tem apenas 2 horas de duração e é dividida em oito episódios de 12 a 21 minutos (ok, deixamos essa passar por 1 minuto). Cada capítulo mostra uma situação cotidiana vivida por Malcolm e Bruno que, provavelmente, todo mundo que tem pet também já viveu.
Onde assistir: Netflix

Amor, Morte e Robôs

Tim Miller (Deadpool) e David Fincher (Clube da Luta) uniram forças nessa impressionante série, que soa como um Black Mirror da animação. Episódios independentes, cada um com um visual diferente, que vai do 3D ultrarrealista ao 2D. Há desde episódios mais fofos até futuristas, com conteúdo sexual e muita ação. São 18 episódios, de 6 a 17 minutos.
Onde assistir: Netflix

I Think You Should Leave with Tim Robinson

Série de comédia protagonizada por Tim Robinson, tem esquetes e convidados especiais, num estilo bem nonsense. São seis episódios de no máximo 19 minutos.
Onde assistir: Netflix

The Comedy Lineup

Uma forma de apresentar novos talentos da comédia, o The Comedy Lineup é enxuto: cada humorista tem apenas 15 minutos (que é a duração de cada episódio) para apresentar seus talentos no stand-up. O programa já está na segunda temporada.
Onde assistir: Netflix

Flavorful Origins

Uma série fast-food de gastronomia. Com episódios de 10 a 13 minutos, é apresentada a culinária de Chaoshan, na China. A série explora receitas, ingredientes e histórias de quem cozinha por lá. É dirigido por Chen Xiaoqing, que também esteve à frente da popular série documental culinária "Bite of China".
Onde assistir: Netflix

Specials

Trazendo a vida de um jovem gay com paralisia cerebral, sua primeira temporada tem oito episódios com até 17 minutos. É baseada na vida de Ryan O'Connell e mostra como ele, para conseguir um emprego, mente que sua paralisia leve foi causada por um acidente. Jim Parsons (de The Big Bang Theory) é o produtor executivo.

Fonte: UOL Cinemas // Maurício Dehò

Veja também