FILMES NO CINEMA

Johnny Depp reprova 'cultura do cancelamento': 'Ninguém está a salvo'

Publicado em 22/09/21 17:00

O Festival de Cinema de San Sebastián homenageou Johnny Depp, com a entrega do Prêmio Donostia hoje. A decisão gerou polêmica porque o ator norte-americano se viu envolvido em um caso de violência conjugal que o levou aos tribunais e abalou sua imagem.

Depp, inclusive, aproveitou a ocasião para condenar a "cultura do cancelamento". O ator afirmou que "ninguém está a salvo" dos julgamentos "instantâneos".

Esses movimentos que surgiram, imagino que com a melhor das intenções, saíram do controle e eu posso afirmar: ninguém está a salvo. disse Depp em coletiva de imprensa

O astro de Hollywood, de 58 anos, é "um dos atores mais talentosos e versáteis da cinematografia contemporânea", com quase 100 filmes no currículo, destacou a organização do festival na cidade do norte da Espanha.

Indicado três vezes ao Oscar, Depp, que interpretou todo tipo de personagens, principalmente desajustados, como Edward Mãos de Tesoura, o capitão pirata Jack Sparrow ou o excêntrico cineasta Ed Wood, receberá o troféu em uma cerimônia às 22h00 locais (17h00 de Brasília).

Mas a entrega do prêmio, que já celebrou em outras edições do festival artistas como Al Pacino, Isabelle Huppert ou Woody Allen, provocou críticas de associações de mulheres cineastas devido aos problemas judiciais de Depp.

Relembre a polêmica

Johnny Depp processou o tabloide britânico The Sun por tê-lo apresentado em 2018 como um "agressor de esposas", em referência a sua ex-mulher, a atriz Amber Heard, de 34 anos.

Depp perdeu o processo, depois que o juiz considerou que "a grande maioria das supostas agressões foram comprovadas."

O julgamento também revelou os excessos do ator com as drogas e seu extravagante estilo de vida, o que prejudicou sua imagem.

Depp teve que desistir, por exemplo, do papel de vilão no novo filme da série "Animais Fantásticos", derivada do universo de Harry Potter.

Divórcio conturbado

Em 2016, Depp e Amber Heard se divorciaram em um conturbado processo que resultou em acusações de abusos físicos, que a atriz retirou depois de receber uma quantia milionária.

"Que mensagem deseja passar a direção do Festival de San Sebastián? (...) Que as acusações de uma mulher não são confiáveis? (...) Que a arte está acima do bem e do mal?", questionou a Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), uma das vozes crítica à homenagem.

Mas o festival se defendeu e fez um alerta contra o "linchamento nas redes sociais".

"Depp não foi detido, não foi acusado no tribunal nem condenado por maus-tratos, (então) quando alguém diz que ele é um agressor, esta pessoa está fazendo juízos de valor que vão além daqueles dos juízes", declarou à AFP o diretor do festival, José Luis Rebordinos.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também