FILMES NO CINEMA

SAG detona "atriz" de IA: "Não é uma atriz real nem tem emoção"

Publicado em 30/09/25 12:00

SAG, o sindicato dos atores americanos, detonou a recentemente revelada "atriz" feita com IA. O grupo emitiu um comunicado criticando a invenção.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

“Para deixar claro, 'Tilly Norwood' não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador que foi treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais — sem permissão ou remuneração”, disse a SAG-AFTRA no texto. “Não há experiência de vida para se inspirar, nenhuma emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana. Isso não resolve nenhum ‘problema’ — cria o problema de usar atuações roubadas para tirar o trabalho dos atores, colocando em risco o sustento dos artistas e desvalorizando a arte humana”, continuou.

Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aqui

“Além disso, os produtores signatários devem estar cientes de que não podem usar artistas sintéticos sem cumprir com nossas obrigações contratuais, que exigem notificação e negociação sempre que um artista sintético for usado”, concluiu.

Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e mais

O sindicato informou também que desabilitará comentários em suas publicações nas redes sociais para que seus espaços digitais não sejam utilizados para discussões políticas durante as eleições americanas deste ano. "Para garantir que as plataformas de mídia social do SAG-AFTRA não sejam usadas para campanha durante o período eleitoral, os comentários em nossos canais de mídia social foram temporariamente desativados. Agradecemos sua compreensão e participação contínua durante este momento importante".

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também