FILMES NO CINEMA

Robert Redford receberá prêmio honorário do "Oscar francês"

Publicado em 18/01/19 14:00

Paris, 18 jan (EFE).- O ator, diretor e produtor americano Robert Redford receberá o César Honorário na 44ª edição dos prêmios César, o Oscar do cinema francês, que será realizada no dia 22 de fevereiro, informou nesta sexta-feira a Academia do Cinema da França.

Redford, de 82 anos, "deixou sua marca" em cada um de seus trabalhos cinematográficos, acrescentou a instituição sobre o também fundador e presidente do Festival de Sundance.

O ator adquiriu fama com filmes como "Butch Cassidy" (1969) e "Nosso Amor de Ontem" (1973), e se tornou um dos galãs mais cobiçados do cinema, tendo posteriormente atuado em outras produções marcantes como "Todos os Homens do Presidente" (1976) e "Entre Dois Amores" (1985).

Além disso, trabalhou como diretor em "Gente como a Gente" (1980) - pelo qual ganhou o Oscar - e em "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores" (1994), "O Encantador de Cavalos" (1998) e "Leões e Cordeiros" (2007).

"Redford é definitivamente um monumento. Muitos dos seus filmes, na frente ou por trás das câmeras, são hoje clássicos. Poucas carreiras tiveram tal impacto na história do cinema!", destacou a academia, que considerou um privilégio homenagear "o homem que há de 50 anos simboliza a lenda do cinema americano".

O artista anunciou em agosto do ano passado a aposentadoria da atuação, após protagonizar o filme "The Old Man & The Gun", de David Lowery, onde interpreta um ladrão de bancos que continua no crime aos 79 anos. EFE

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também