FILMES NO CINEMA

Robert Duvall, ator de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, morre aos 95 anos

Publicado em 16/02/26 16:00

O cinema perdeu mais uma de suas lendas. Robert Duvall, ator de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, morreu aos 95 anos. O anúncio foi feito em um comunicado publicado por sua esposa Luciana Duvall. Segundo ela, o ator faleceu em casa, "cercado de amor e conforto". Confira abaixo. 

“Ontem nos despedimos do meu amado marido, querido amigo e um dos maiores atores do nosso tempo”, escreveu ela. “Bob faleceu em paz em casa, cercado de amor e conforto. Para o mundo, ele era um ator vencedor do Oscar, um diretor, um contador de histórias. Para mim, ele era simplesmente tudo.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Sua paixão pela arte só era comparável ao seu profundo amor por personagens, uma boa refeição e por receber visitas. Em cada um de seus muitos papéis, Bob se entregou completamente aos personagens e à essência do espírito humano que eles representavam. Ao fazer isso, ele nos deixa algo duradouro e inesquecível. Agradecemos pelos anos de apoio que vocês demonstraram a Bob e por nos concederem este tempo e privacidade para celebrar as memórias que ele deixa.”

Vencedor do Oscar em 1984, por A Força do Carinho, Robert Duvall foi indicado ao prêmio outras seis vezes, incluindo seus trabalhos em O Apóstolo, A Qualquer Custo, O Juiz e dois trabalhos que redefiniram sua carreira: Apocalypse Now e O Poderoso Chefão.

O conselheiro, advogado e filho adotivo dos Corleone, Tom Hagen, foi o papel que mudou de vez a história de Duvall no cinema e a parceria com Francis Ford Coppolla se repetiu na continuação e A Conversação, estrelado por Gene Hackman.

Poucos anos depois, a carreira do ator teve mais dois trabalhos marcantes. O primeiro, em 1976, foi em em Redes de Intrigas, de Sidney Lumet, onde interpretou Frank Hackett, um executivo de TV implacável. Três anos depois, o ator eternizou a frase "Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã", como o Coronel Kilgore, de Apocalypse Now, novamente comandado por Coppolla.

O ator estrelou ainda filmes como O Grande Santini, também de 1979, Confissões Verdadeiras, ao lado de Robert DeNiro, e blockbusters como Dias de TrovãoImpacto Profundo e 60 Segundos. Ao todo, ele acumula mais de 140 créditos de atuação tanto no cinema quanto na TV.

Fonte: Omelete // Alexandre Almeida

Veja também