FILMES NO CINEMA

Responsável pela "escuridão" da batalha de "Game of Thrones" defende escolha

Publicado em 30/04/19 10:00

Muita gente reclamou, mas o diretor de fotografia do episódio com a Batalha de Winterfell em "Game of Thrones" defendeu a "escuridão" que se viu nas telas. Em entrevista ao TMZ, ele afirmou que não houve nenhum erro nas gravações e que a pouca iluminação foi uma decisão consciente.

O fato de a fotografia ter muitos trechos em que a escuridão era tanta que ficava difícil diferenciar personagens gerou muitos comentários em redes sociais e até memes sobre a série. Fabian Wagner, também responsável pela fotografia da Batalha dos Bastardos e outros episódios, afirmou que parte das reclamações foi por conta da qualidade da imagem, e não por conta das filmagens.

Para ele, a imagem da HBO foi muito comprimida, e alguns locais ainda sofreram ainda mais com queda de qualidade da transmissão. Há ainda o fato de que ele entende que "Game of Thrones" deve ser assistida no escuro.

"'GoT' sempre foi muito obscura e é uma série muito cinematográfica", disse ele, acrescentando que ver os episódios num ambiente muito claro prejudica a experiência.

Wagner aconselhou os telespectadores a assistirem em TVs - portanto não em celulares -, em locais com pouca luz e com os melhores ajustes possíveis na qualidade de imagem.

O diretor de fotografia ainda afirmou que a escuridão era um objetivo dos showrunners e do diretor, porque as cenas de batalha precisavam ser intensas, claustrofóbicas e até desorientadoras, como seriam na vida real.

"Nós tentamos dar aos espectadores e fãs um episódio legal de se assistir. E eu sei que não estava escuro demais, porque fui eu que filmei", afirmou Wagner, colocoando um ponto final no assunto, ao menos de sua parte.

Gostando ou não da escuridão, os produtores já haviam dado a deixa para a tendência. Em entrevista de 2017, o diretor de fotografia Robert McLachlan, que trabalhou em "As Chuvas de Castamere", afirmou que o problema, na verdade, estava no avesso. As primeiras temporadas é que teriam sido filmadas com luz artificial excessiva.

O quarto episódio da oitava e última temporada de "Game of Thrones" vai ao ar no próximo domingo (5/5), às 22h, na HBO.

Além da Muralha #3: Batalha surpreendeu e agora não sabemos o que esperar de "GoT"

UOL Entretenimento

O podcast também está disponível no Spotify e em outras plataformas. Confira

Fonte: UOL Cinemas // Maurício Dehò

Veja também