FILMES NO CINEMA

Regra 34, de Júlia Murat, vence o Leopardo de Ouro em Locarno

Publicado em 13/08/22 12:00

O filme brasileiro Regra 34 foi sagrado o grande vencedor do Festival de Locarno, levando o almejado Leopardo de Ouro do evento suíço. A vitória foi repercutida pelo THR.

Marighella é maior vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022

O terceiro longa de Júlia Murat (Histórias que Só Existem Quando Lembradas) acompanha a estudante de direito Simone (Sol Miranda), que durante a noite usa o site Chaturbate para ganhar dinheiro com shows de sexo ao vivo.

Conforme ela explora os seus próprios desejos ao lado dos amigos e amantes Lucia (Lorena Comparato) e Coiote (Lucas Andrade), Simone vê as linhas entre consentimento e abuso, dor e prazer, tão claras em seu trabalho, se borrarem na vida pessoal.

Falando sobre a conquista, Murat disse que “ganhar esse prêmio nesse momento em que a extrema direita detém o poder no país valoriza um filme que representa tudo o que eles odeiam e tentam exterminar”. Para a diretora, esse é um filme sobre afeto, escuta e consensualidade.

O Festival de Locarno é um dos mais tradicionais do circuito europeu, tendo sido estabelecido em 1946. A única outra vez que um filme brasileiro levou o Leopardo de Ouro foi em 1967, com o clássico Terra em Transe, de Glauber Rocha.

A edição de 2022 do Festival de Locardo celebrou bastante o cinema latino, com o costa-riquenho Tengo Sueños Electricos vencendo três categorias importantes: melhor direção (Valentina Maurel), melhor atriz (Daniela Marín Navarro) e melhor ator (Reinaldo Amien Gutiérrez).  

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

load_js();

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também