FILMES NO CINEMA

Quem é Mysterio, o vilão do Homem-Aranha que agora é herói em Longe de Casa

Publicado em 03/07/19 05:00

Atenção! O texto abaixo contém pequenos spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa, que chega aos cinemas em 4 de julho, marca a estreia nas telonas de um velho conhecido do mundo dos quadrinhos: Mysterio, papel de Jake Gyllenhaal.

Porém, se nos gibis ele é um vilão, no novo filme do Teioso o personagem é uma espécie de herói que está na Terra para ajudar o protagonista e Nick Fury.

Conheça a seguir tudo sobre o personagem novato do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Criação

Mysterio é um supervilão criado pelos mestres Stan Lee e Steve Ditko -- "pais" do Homem-Aranha. A primeira aparição foi The Amazing Spider-Man #13, em junho de 1964. O personagem tem como identidade original Quentin Beck, um dublê e especialista em efeitos especiais que usa de suas habilidades para confundir o Aranha.

Ele virou um vilão recorrente nos quadrinhos originais do herói da Marvel, aliando-se também ao Sexteto Sinistro, o grupo malvado formado por Doutor Octopus, Electro, Kraven, Mysterio, Homem Areia e Abutre.

Mysterio aparece em capa de quadrinho do Homem-Aranha Imagem: Reprodução

Poderes

Com seu traje verde formado por uma capa roxa e um aquário na cabeça, Mysterio é um mestre na arte de enganar seus adversários a partir de ilusões que juntam a fantasia com a realidade -- parecendo muitas vezes que ele apresenta uma natureza sobrenatural.

Nos quadrinhos, ele traz uma série de recursos que o auxiliam com suas ilusões, caso de um gás que interrompe o Sentido Aranha, um ácido que derrete a teia do herói e ainda armas como lasers.

Mysterio também já foi a alcunha de outros personagens, caso de Daniel Berkhart, ex-companheiro de cela de Quentin que usou o traje especial para tentar derrotar o Teioso e falhou assim como seu amigo. Outro exemplo é Francis Klum, um mutante com o poder de teletransportar e de dominar o corpo de outras pessoas.

O mais perto que Mysterio chegou de derrotar o seu arqui-inimigo foi em The Amazing Spider-Man #24, de 1965, quando ele cria uma identidade falsa e hipnotiza o Aranha. Assim que ele está prestes a retirar a máscara do herói, o editor-chefe J. Jonah Jameson, do Clarim Diário, o interrompe.

Com Demolidor

Mysterio foi deixado de lado pela Marvel por um tempo até voltar no hit Demolidor: Diabo da Guarda, saga desenvolvida por Kevin Smith e Joe Quesada em 1998. Matt Murdock encontra-se manipulado por um inimigo e passa a acreditar que o anticristo voltou no corpo de uma menina.

Todas as ilusões foram criadas por Mysterio para tentar fazer de Demolidor um fantoche na eterna luta do vilão contra o Aranha.

Mysterio na série animada do Homem-Aranha Imagem: Reprodução

Fora dos quadrinhos

O ilusionista apareceu em praticamente todas as animações do Homem-Aranha desde a década de 1960, incluindo a clássica série dos anos 90. Ele também esteve em videogames do herói, mas sua primeira aparição em filme será apenas agora.

E não foi por falta de tentativa. Boatos de Hollywood indicam que Sam Raimi, diretor da primeira trilogia do Homem-Aranha nas telonas, teria Mysterio como o grande antagonista do quarto capítulo. O personagem seria interpretado por Bruce Campbell, mas o longa acabou não saindo do papel.

MCU

O Universo Marvel decidiu mudar por completo o Mysterio nos cinemas.

Como vimos no trailer oficial, o personagem é de outro universo e vem para cá para ajudar o Homem-Aranha a derrotar os Elementais. Ele conta a Nick Fury e a Peter Parker que o estalar de dedo de Thanos na saga Vingadores criou um multiverso, e que ele está disposto a derrotar as novas ameaças.

Com a morte de Homem de Ferro, Peter precisa lidar com as novas responsabilidades: será que ele consegue carregar o legado do seu mentor? Enquanto está dividido entre ser um adolescente e um herói, Quentin Beck pode ser um símbolo de segurança.

Trailer legendado de Homem-Aranha: Longe de Casa

UOL Entretenimento

Fonte: UOL Cinemas // Rodolfo Vicentini

Veja também