Predador: Terras Selvagens | Entenda a ligação do filme com a franquia Alien
Publicado em 05/11/25 07:00
Predador: Terras Selvagens, novo filme da franquia iniciada em 1987, chega aos cinemas nesta quinta-feira (6) e marca o retorno de uma das criaturas mais populares da cultura pop. E para a surpresa de muitos fãs, o longa tem conexão direta com outra saga famosa dos cinemas: Alien.
[Crítica] Predador: Terras Selvagens é o melhor filme da franquia desde o originalClaro, quem é fã de ambas as franquias sabe que esta ligação não é de agora. As duas criaturas já se encontraram (e guerrearam) em Alien vs Predador e Alien vs. Predador 2, mas desde o último, lançado em 2007, não havia conexões entre ambas.
Em Terras Selvagens, o primeiro onde o Predador é de fato o protagonista da história, o diretor Dan Tratchenberg optou por colocar uma conexão com Alien que permite situar o longa na linha do tempo das duas franquias. Segundo o cineasta, o filme se passa em um futuro à frente de todos os filmes já lançados, seja de Predador ou de Alien.
No longa, o protagonista Dek (Dimitrius Schuster-Koloamatangi,), um jovem da raça alienígena Yautja, viaja ao planeta Genna para caçar uma criatura descrita como impossível de matar. Lá ele cruza com o caminho de Thia (Elle Fanning), uma andróide da Weyland-Yutani, justamente a megacorporação dos filmes da franquia Alien.
Em entrevista exclusiva ao Omelete, Tratchenberg explicou que a ideia era dar ao Predador um parceiro que não ofuscasse o protagonista, então em vez de um ajudante humano, eles escolheram torná-lo um andróide – o que, por sua vez, levou à lembrança de que a franquia-irmã conta com andróides.
Thia e Tessa, ambas vividas por Elle Fanning em Terras Selvagens, são andróides da mesma linha de David (Michael Fassbender), que apareceu em Prometheus e Alien: Covenant.
10 segredos que descobrimos no set de Predador: Terras SelvagensTudo sobre o novo Predador
O filme é estrelado por Elle Fanning e Dimitrius Schuster-Koloamatangi, e se passa no futuro, em um planeta remoto, onde um jovem Predador, excluído de seu clã, encontra uma aliada improvável em Thia (Fanning), uma sintética da Weyland-Yutani (empresa dos filmes de Alien) e embarca em uma jornada traiçoeira em busca do adversário final.
A obra é dirigida por Dan Trachtenberg e produzida por John Davis, Dan Trachtenberg, Marc Toberoff, Ben Rosenblatt e Brent O'Connor.
Além deste filme, Trachtenberg, que dirigiu uma história de época centrada numa nativo-americana lutando contra o Predador em Predador: A Caçada em 2022, também lançou um filme animado da franquia diretamente no Disney+.
Fonte: Omelete // André Zuliani