FILMES NO CINEMA

Oscar 2019 sem apresentador? O que sabemos sobre a cerimônia deste ano

Publicado em 08/01/19 17:00

O Oscar 2019 divulgará seus indicados em duas semanas, mas até agora o anúncio mais esperado é de quem será o apresentador da cerimônia. Um mês depois de Kevin Hart oficializar sua saídaapós uma polêmica com tuítes homofóbicos, o posto continua sem um ocupante.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se mantém em silêncio sobre o assunto, enquanto o comediante avalia reconsiderar o convite. Em seu programa de rádio transmitido ao vivo na noite de segunda-feira (7), Kevin Hart pediu desculpas à comunidade LGBT em um possível aceno à Academia.

Cadê o apresentador?

O comediante Kevin Hart foi anunciado como apresentador e demitido dois dias depois Imagem: Reprodução

Seja quem for o apresentador da 91ª edição do Oscar, o anúncio nunca foi feito tão perto da cerimônia como em 2019. Até então, a escolha mais demorada havia sido divulgada em 7 de janeiro de 2002, quando Whoopi Goldberg foi escolhida. Naquele ano, porém, a cerimônia aconteceu em 24 de março, dando quase três meses de tempo de preparação para a atriz. Neste ano, falta apenas um mês e meio para a cerimônia, que acontece em 24 de fevereiro.

Quando saberemos os indicados?

Os indicados serão anunciados em duas semanas, no dia 22 de janeiro. São 24 categorias e cinco indicações em cada uma delas, com exceção da principal, de melhor filme, que pode contar com até dez títulos diferentes.

Quem tem mais chances?

Glenn Close fica surpresa por vencer como melhor atriz no Globo de Ouro 2019 Imagem: Reprodução/Twitter

As apostas sobre os queridinhos da temporada seguem aquecidas, principalmente após o Globo de Ouro. A cinebiografia do Queen "Bohemian Rhapsody" ganha força depois de surpreender na primeira grande premiação da temporada e sair com a principal estatueta da noite e o prêmio de melhor ator para o Freddie Mercury de Rami Malek.

Lady Gaga, apontada como forte concorrente a melhor atriz por "Nasce Uma Estrela", perde seu favoritismo para Glenn Close, atriz veterana seis vezes indicada ao Oscar e premiada no Globo de Ouro por seu papel em "A Esposa".

Ainda inédito no Brasil, "Green Book: O Guia" também aparece como forte candidato depois de levar três estatuetas na primeira premiação da temporada, com destaque para Mahershala Ali - que já levou um Oscar de melhor ator coadjuvante em 2017 por "Moonlight".

Vai ter uma categoria de filme popular?

Em 2019, não. A Academia chegou a anunciar que a novidade seria introduzida neste ano, mas voltou atrás e só deve adotar a categoria "filme popular do ano" a partir de 2020, junto com outras mudanças, como a alteração da data da cerimônia para o início de fevereiro, mais perto das outras premiações de cinema.

A Netflix estará mais uma vez no Oscar?

Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón, forte concorrente ao Oscar 2019 Imagem: Divulgação/Netflix

É muito provável que sim, e - possivelmente - sairá vencedora. O filme "Roma", de Alfonso Cuarón, já levou dois importantes prêmios no Globo de Ouro: melhor diretor e melhor filme estrangeiro. E está elegível à mesma categoria para a 91ª edição do Oscar.

É difícil ignorar o filme de Alfonso Cuarón, que também levou o Leão de Ouro em Veneza, totalizando 101 estatuetas em outros festivais pelo mundo, segundo dados do IMDb. Até então vista por alguns membros votantes como inimiga do cinema tradicional, a Netflix se esforçou para levar o título aos cinemas no mundo todo (no Brasil "Roma" chegou a ser exibido gratuitamente), e deu tratamento semelhante a "Bird Box" (de Susanne Bier) e "The Ballad of Buster Scruggs" (dos irmãos Coen).

Onde assistir?

No Brasil, a cerimônia é exibida ao vivo pelo canal pago TNT. A Globo também segue a tradição de exibir o Oscar, mas nem sempre a transmissão é ao vivo. O canal pago E! também faz uma longa transmissão da chegada das estrelas no tapete vermelho. O Oscar 2019 acontece em 24 de fevereiro às 22h.

Fonte: UOL Cinemas // Renata Nogueira

Veja também