FILMES NO CINEMA

Onde "Aquaman" se encaixa na linha do tempo do Universo Cinematográfico da DC

Publicado em 21/12/18 05:00

Como qualquer grande franquia que tenta construir todo um universo ficcional, o universo cinematográfico da DC muitas vezes deixa os fãs um pouco confusos com a linha do tempo dos acontecimentos.

Com o lançamento de "Aquaman" no último dia 13, mais um capítulo deste atribulado universo imagético inspirado pelos personagens da editora foi adicionado, e muitos ficaram se perguntando como a história e a mitologia de Atlantis se encaixa na franquia maior.

Abaixo, tentamos reunir uma linha do tempo completa do universo DC, juntando humanos, atlantes, Amazonas, heróis, vilões e até deuses gregos. Confira a fascinante história desta saga:

Ataque das forças de Apokolips à Terra Imagem: Reprodução/Screen Rant

As origens do universo DC

200.000 a.C.: Zeus criou a humanidade na Terra -- mas, após os humanos serem corrompidos por seu irmão maligno Ares, deu vida às guerreiras amazonas para proteger a civilização e guiá-la para o melhor caminho possível. Tudo isso foi revelado por Hipólita (Connie Nielsen), mãe de Diana em "Mulher-Maravilha".  28.000 a.C.: As forças do planeta alienígena Apokolips, lideradas pelo terrível Lobo da Estepe, invadem a Terra. Amazonas se unem a humanos, atlantes (cuja criação ainda não foi explicada pelo universo DC) e aos próprios deuses para derrotá-lo. Materiais promocionais de "Liga da Justiça" confirmaram a data. 3.000 a.C.: A aliança entre atlantes, Amazonas e humanos termina. As Amazonas voltam a se tornar reclusas na ilha de Themyscira, e não interferem nos assuntos humanos até os eventos de "Mulher-Maravilha".

A civilização de Atlantis, antes de afundar Imagem: Reprodução/Screen Rant

Os anos intermediários

1.000 d.C.: Atlantis afunda. Conforme Vulko (Willem Dafoe) conta para o jovem Arthur Curry em "Aquaman", a civilização vivia na superfície e tinha tecnologia avançadíssima, mas sua ganância por mais poder acabou levando a um incidente que derrubou todas as suas cidades para o fundo do mar. Tomado por vergonha, o rei Atlan impõe um auto-exílio e leva consigo o seu poderoso tridente. 1.100 d.C.: Zeus vive um romance com a rainha Hipólita, das Amazonas, e com ela tem uma filha: Diana, a Mulher-Maravilha. Mais ou menos ao mesmo tempo, Ares mata todos os outros deuses do Olimpo. 1918 d.C.: Steven Trevor (Chris Pine), combatente da Primeira Guerra Mundial, acha a ilha de Themyscira por acidente. Sua aparição convence Diana (Gal Gadot) a ajudar a humanidade na guerra, e lá ela enfrenta e mata Ares (David Thewlis), que estava manipulando todo o conflito por trás das cortinas.

A Liga da Justiça Imagem: Reprodução/Screen Rant

A era dos heróis

1979 d.C.: Nasce Arthur Curry, filho de uma rainha atlante (Nicole Kidman) e um faroleiro humano (Temuera Robinson). Ele cresce para se tornar o herói Aquaman (Jason Momoa). 1980 d.C.: Nos cofins do espaço, o planeta Kripton se destrói em fissuras internas. Jor-El (Russell Crowe) decide salvar o seu filho, Kal-El, ao enviá-lo para a Terra em uma cápsula, onde ele é adotado por Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner) e cresce para se tornar o Superman (Henry Cavill). 1981 d.C.: Os pais do jovem Bruce Wayne são mortos em um assalto em Gotham City. Quatorze anos depois, em 1995, ele se transforma no vigilante Batman (Ben Affleck). 2013 d.C.: Superman revela seus poderes para o mundo quando um remanescente da civilização kriptoniana, o General Zod (Michael Shannon), tenta invadir a Terra. Ele mata o vilão no final de "O Homem de Aço". 2015 d.C.: Após um confronto com o Batman provocado pelo vilão Lex Luthor (Jesse Eisenberg), Superman é morto pelo Apocalypse, um monstro criado a partir do cadável do General Zod -- eventos de "Batman vs. Superman". 2016 d.C.: Amanda Waller (Viola Davis) junta um grupo de super-vilões, incluindo Arlequina (Margot Robbie) e Pistoleiro (Will Smith), para derrotar uma ameaça que ela mesma criou: uma deusa antiga chamada Magia (Cara Delevingne), que quer que o mundo a venere novamente -- eventos de "Esquadrão Suicida". 2016 d.C.: Batman e Mulher-Maravilha, movidos pela morte do Superman, recrutam Aquaman, The Flash (Ezra Miller) e Ciborgue (Ray Fisher) e formam a "Liga da Justiça". Eles ressuscitam Superman e derrotam uma segunda tentativa de invasão de Lobo da Estepe. 2016 d.C.: Em sua aventura solo, Aquaman é chamado por Mera (Amber Heard) para assumir o seu trono em Atlantis. Juntos, os dois encontram o tridente de Atlan e o herói derrota o plano de seu meio irmão, Orm (Patrick Wilson), que desejava destruir a civilização da superfície.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também