FILMES NO CINEMA

Olhos que Condenam, Euphoria: as esnobadas e as surpresas do Globo de Ouro

Publicado em 09/12/19 16:00

Nenhum prêmio consegue contemplar todo mundo, e com o Globo de Ouro não é diferente. O evento, uma das premiações mais importantes do cinema e da TV, anunciou, na manhã de hoje seus indicados para a sua 77ª edição, que acontece em 5 de janeiro de 2020. Dentre as nomeações, rolaram grandes surpresas e houve também quem ficou de fora, os esnobados.

Olhos que Condenam, série de Ava DuVernay para a Netflix que foi destaque no Emmy 2019, não entrou em nenhuma categoria da premiação. A última temporada de Game of Thrones, da HBO, e a aclamada Pose, série do FX, só foram indicadas em uma categoria de atuação, cada. Outras séries que fizeram falta foram as grandes estreias da HBO: como Watchmen, Euphoria e His Dark Materials, que foi a queridinha do público brasileiro, Veep e Big Little Lies.

Quantos aos atores que ficaram de fora, Jharrel Jerome, ganhador do Emmy por Olhos que Condenam, foi uma das faltas mais sentidas, ao lado do queridinho Sterling K. Brown. O ator já tem uma coleção de prêmios por This Is Us, incluindo Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Critics' Choice, mas não foi lembrado esse ano.

Outra atriz que entregou uma ótima atuação e acabou esquecida foi Zendaya, de Euphoria. Regina King, que tem feito um excelente trabalho em Watchmen, e Laura Dern, de Big Little Lies, também foram esnobadas pela premiação.

Nas categorias de comédia, Alex Borstein, de Marvelous Mrs. Maisel, que chegou a ser indicada ano passado, não teve o mesmo reconhecimento dessa vez. Julia Louis Dreyfus, de Veep, também fez falta, junto com Linda Cardellini, que brilhou em Dead to Me, e Catherine O'Hara, da série canadense Schitt's Creek.

Gratas surpresas foram o retorno de Rami Malek, com a última temporada de Mr.Robot, e Billy Porter, pela incrível atuação em Pose, que só recebeu essa indicação.No setor cinematográfico, a cantora e atriz Cynthia Erivo, estrela de Harriet, foi indicada em duas categorias pelo filme. Além de Melhor Atriz de Drama, ela concorre também a Canção Original pela faixa Stand Up. Um nome a se ficar de olho.

E um dos grandes destaques do Globo de Ouro foi o garoto Roman Griffin Davis, de apenas 11 anos. Ele recebeu sua primeira indicação a melhor ator em filme comédia ou musical por Jojo Rabbit. Ele vai competir com Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em... Hollywood), Daniel Craig (Entre Facas e Segredos), Eddie Murphy (Meu Nome é Dolemite) e Taron Egerton (Rocketman).

O Brasil teve uma pequena participação na premiação, Fernando Meirelles pode ter ficado de fora da disputa de melhor direção, mas o filme dele, Dois Papas, da Netflix, concorre na categoria de melhor filme dramático.

E, para fechar, apesar de não ser nada surpreendente, temos que exaltar Meryl Streep, que recebeu sua 32º indicação por Big Little Lies, quebrando seu próprio recorde. Mas por essa todo mundo esperava, né?

Fonte: UOL Cinemas // Raíssa Basílio

Veja também