FILMES NO CINEMA

O Senhor dos Anéis | Peter Jackson explica escolha de Andy Serkis na direção

Publicado em 13/05/26 11:00

Depois de comandar as trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, muita gente esperava ver Peter Jackson novamente na cadeira de diretor do próximo filme ambientado na Terra-média. Mas o cineasta finalmente explicou por que não está comandando o novo filme O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum.

Durante passagem pelo Festival de Cannes 2026, Jackson revelou que até poderia assumir o comando do projeto, mas sentiu que era hora de deixar a história nas mãos de alguém que conhece Gollum melhor do que ninguém: Andy Serkis.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
HBO Max | Assine o streaming de DC, Game of Thrones e mais

“Eu poderia ter dirigido, mas pensei: já fiz isso”, afirmou o diretor. Segundo Jackson, a nova trama, ambientada entre O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, é muito mais íntima e focada na mente de Gollum. 

O cineasta ainda explicou que o longa vai explorar “a psicologia e o vício de Gollum”, tornando Andy Serkis a escolha natural para liderar o projeto. “Andy conhece esse personagem melhor do que ninguém. A versão mais empolgante desse filme seria com ele dirigindo”, declarou.

Mesmo fora da direção, Jackson seguirá envolvido como produtor e garante total liberdade criativa ao parceiro: “Deixo tudo nas mãos dele. Estou aqui para ajudar no que puder, mas não interfiro”.

Qual é a história de A Caçada por Gollum?

O novo filme de O Senhor dos Anéis vai voltar ao início da jornada, mais especificamente entre os eventos da trilogia O Hobbit, quando Bilbo Bolseiro roubou o Um Anel de Gollum, e o início de Sociedade do Anel, quando Frodo e companhia partem para destruir o artefato.

A produção vai acompanhar uma missão que o mago Gandalf (Ian McKellen) dá a Passolargo (Jamie Dornan), o Aragorn. O Guardião deverá encontrar e capturar Gollum (Andy Serkis) para impedir que ele revele que o Um Anel está no Condado.

Qual é o elenco de The Hunt for Gollum?

The Hunt for Gollum anunciou os primeiros nomes do elenco durante a CinemaCon 2026 e os confirmados são uma mistura entre veteranos e novatos no universo de O Senhor dos Anéis.

Entre os atores que retornam dos longas originais, A Caçada por Gollum terá Andy Serkis como Gollum, Elijah Wood como Frodo Bolseiro, Ian McKellen como Gandalf e Lee Pace como Thranduil. Além disso, a produção terá a chegada de Kate Winslet como Marigol, Leo Woodall como Halvard e Jamie Dornan como Passolargo (Aragorn), substituindo Viggo Mortensen no papel.

Qual é a equipe do novo filme de O Senhor dos Anéis?

Por trás das câmeras, A Caçada por Gollum vai contar com vários artistas que trabalharam nos filmes de O Senhor dos Anéis. Para começar, o longa terá direção de Andy Serkis, o intérprete do Gollum.

Já o roteiro ficará a cargo de Fran Walsh e Philippa Boyens, que escreveram as trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e Phoebe Gittins e Arty Papageorgiou, que coescreveram a animação O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (2024). Diretor dos live-actions anteriores, Peter Jackson retorna como produtor.

Qual livro será adaptado em A Caçada por Gollum?

O filme de A Caçada por Gollum vai adaptar fragmentos dos livros de O Senhor dos Anéis. O período abordado pelo longa é descrito nos capítulos “A Sombra do Passado” e “O Conselho de Elrond”, de A Sociedade do Anel, no Apêndice B, contido em O Retorno do Rei, e em “A Caçada ao Anel”, dos Contos Inacabados.

O filme já ganhou imagens?

Até o momento, o novo filme de O Senhor dos Anéis só ganhou um cartaz. A arte mostra a silhueta do Gollum dentro de uma caverna e apresenta os primeiros atores confirmados no elenco. Confira a imagem abaixo:

Quando o filme estreia?

Lord of the Rings: The Hunt for Gollum tem estreia marcada nos cinemas para 16 de dezembro de 2027.

 

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Felipe Rocha

Veja também