FILMES NO CINEMA

O que significa "Parabellum", o subtítulo de "John Wick 3"? Keanu Reeves explica

Publicado em 16/05/19 11:00

O terceiro filme da franquia de ação "John Wick", que chega hoje aos cinemas, vem com um subtítulo enigmático: "Parabellum". Em nova entrevista ao site da Entertainment Weekly, o astro Keanu Reeves e o diretor Chad Stahelski tentaram explicar o significado da palavra.

"Ela vem do latim", comentou Reeves. "É a segunda parte da frase: 'si vis pacem, para bellum'. A tradução é: 'se você quer paz, prepare-se para a guerra'. Então, o subtítulo significa: 'prepare-se para a guerra'".

"Nós gostamos de educar o nosso público", brincou Stahelski a seguir. "John Wick usa muitas línguas diferentes, e eu sou um fã do latim. É uma espécie de fetiche linguístico para mim".

"Neste filme, John Wick entra em guerra com o mundo todo. Então, 'se você quer paz, prepare-se para a guerra'. É como um bordão do filme. Além disso, alguns militares também usam a palavra 'parabellum' para se referir a uma bala de nove milímetros", completou.

"John Wick 3 - Parabellum" começa, literalmente, minutos depois do final do segundo filme, lançado em 2017. Agora, John Wick (Reeves) tem que enfrentar uma legião de assassinos e assassinas que buscam uma recompensa de US$ 14 milhões por sua cabeça.

Halle Berry ("X-Men"), Anjelica Huston ("A Família Addams"), Asia Kate Dillon ("Billions"), Mark Dacascos ("O Pacto dos Lobos"), Robin Lord Taylor ("Gotham") e Jason Mantzoukas ("Brooklyn Nine-Nine") também estão no elenco.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também