FILMES NO CINEMA

O que muda nos filmes do MCU sem o Homem-Aranha?

Publicado em 21/08/19 13:00

Os fãs foram pegos de surpresa ontem (21), quando foi anunciado que Sony e Marvel não chegaram a um novo acordo sobre o Homem-Aranha. O personagem, interpretado atualmente por Tom Holland, está com os direitos na Sony, mas um acerto entre as empresas permitiu sua entrada no MCU em Capitão América: Guerra Civil (2016). Depois de integrar a equipe dos Vingadores e desenvolver um relacionamento importante com Tony Stark, Peter Parker ganhou seus filmes solo, que tiveram um bom retorno de bilheteria e crítica. Mas como fica tudo isso se o personagem não estiver mais no MCU?

Sony se pronuncia sobre o caso e culpa agenda de Kevin Feige Jeremy Renner pede à Sony para que herói fique no MCU

Sem dúvidas, o maior impacto seria nas próximas produções solo do Homem-Aranha. Até agora a história de Peter Parker foi totalmente ligada aos personagens da Marvel, especialmente com o núcleo do Homem de Ferro. Além do próprio Tony Stark, que assumiu a figura de mentor do jovem herói, os vilões Abutre e Mystério tiveram suas motivações ligadas diretamente às Indústrias Stark e ao passado do Homem de Ferro. Em Longe de Casa, por exemplo, Happy Hogan tem um relacionamento com a Tia May, algo que seria cortado dos próximos filmes. Nick Fury e Maria Hill, que também participaram ativamente das novas missões de Peter, estariam fora.

Porém, maior do que tudo isso, a personalidade do Peter Parker de Tom Holland tem uma ligação profunda com o MCU, incluindo sua ida ao espaço em Vingadores: Guerra Infinita, sua volta em Ultimato e a perda do mentor Tony Stark. Homem-Aranha: Longe de Casa deixou isso muito claro este ano, ao mostrar o personagem em conflito sobre assumir o lugar deixado pelo Homem de Ferro e ainda em luto pela sua morte. Com todo esse imbróglio entre os estúdios, Holland teria que trazer novas camadas a um personagem já estabelecido, algo que pode tanto confundir o público, que já acompanhou parte do amadurecimento deste Peter Parker, quanto gerar uma grande decepção em quem ama esta versão do aracnídeo.

[Spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa abaixo]

No entanto, o final de Homem-Aranha: Longe de Casa deixa em aberto um caminho interessante para o futuro. Na primeira cena pós-créditos, uma nova versão de J. Jonah Jameson revela ao mundo que Peter Parker é o Homem-Aranha, algo que coloca em risco toda a vida pessoal do herói e a segurança das pessoas que ele ama. Uma possibilidade é que a Sony foque nessa questão da identidade revelada e distancie o personagem dos Vingadores e Nick Fury. Claro, seria estranho Peter Parker lidar com tudo isso sozinho após anos de convivência com os outros heróis, mas esse grande acontecimento poderia ser usado como justificativa.

O que significa a saída de Kevin Feige dos filmes do Aranha?

A Sony também pode ter interesse em criar seu próprio universo compartilhado do teioso. Com o sucesso de bilheteria de Venom (US$ 856 milhões) - já com sequência confirmada- e um longa do vilão Morbius a caminho, o estúdio pode usar o personagem de Tom Holland em outros filmes, sem as amarras da Disney ou receio de comprometer a história do Aranha no MCU.

Para o lado da Marvel, a mudança seria menos drástica. O estúdio anunciou seu calendário de filmes e séries para a Fase 4 e nenhum deles inclui o Homem-Aranha. Após finalizar a chamada Saga do Infinito, o estúdio está em busca de apresentar novos personagens e construir uma nova grande história, um momento oportuno para continuar o universo sem incluir o teioso. Seria uma perda, claro, especialmente para os fãs, mas funciona narrativamente.

Vale citar que por enquanto não está confirmada a saída total do Homem-Aranha do MCU. O que se sabe até agora é que Kevin Feige não produz mais os filmes solo do herói e que mais negociações estão acontecendo para contornar a situação. O que resta aos fãs agora é esperar e torcer para que, qualquer que seja a decisão, ela não comprometa ainda mais a história de um personagem tão querido.

Fonte: Omelete // Camila Sousa

Veja também