FILMES NO CINEMA

O que aconteceu na audiência em que Kevin Spacey se declarou inocente

Publicado em 07/01/19 19:00

Ator é acusado de ter pagado bebidas a garoto de 18 anos antes de tocá-lo inapropriadamente

O ator Kevin Spacey compareceu nesta segunda-feira a uma audiência judicial ligada ao processo em que é acusado de ter abusado sexualmente um garoto de 18 anos em 2016.

Os advogados do ator declararam inocência do cliente, que permaneceu em silêncio durante a sessão em Nantucket, Massachusetts, nos EUA.

Spacey é acusado de abusar do jovem após pagar bebidas para ele em um bar --apenas maiores de 21 anos podem beber álcool neste Estado americano.

O ator também é alvo de acusações de ataque sexual em Londres e Los Angeles.

O ator Kevin Spacey, que permaneceu calado diante da corte em Nantucket Imagem: Nicole Harnishfeger/AFP

O que aconteceu nesta segunda-feira?

Spacey, 59, foi cercado por dezenas de jornalistas logo que chegou à corte localizada na tradicionalmente pacata comunidade de Nantucket. Ele viajou à ilha de Massachusetts em um jato particular.

Vestindo terno cinza, gravata de bolinhas e camisa floral, o ator parecia tranquilo quando ouviu do juiz Thomas Barrett que ele não poderia ter contato com o jovem que o acusa. Spacey assentiu em silêncio.

Um dos advogados de defesa, Kevin Fowler, pediu que o ator fosse dispensado de participar da audiência, mas não foi atendido.

Após dez minutos, Spacey foi liberado pelo juiz sem precisar pagar fiança.

Restaurante The Club Car, onde teria ocorrido o ataque sexual ao jovem Imagem: Getty Images

Quais são as acusações contra o ator?

Promotores anunciaram no dia 24 de dezembro de 2018 que Kevin Spacey seria denunciado sob acusação de abuso sexual.

A suposta vítima é filho de uma jornalista americana e âncora de televisão, Heather Unruh. Ela falou publicamente sobre o caso em 2017.

"Em julho de 2016, o ator Kevin Spacey abusou sexualmente do meu filho. Aconteceu à noite em um bar. Meu filho tinha 18 anos. Ele disse para Spacey que tinha idade legal para beber. Ainda que ele tivesse mais de 21 anos, Kevin Spacey não tinha direito de atacá-lo sexualmente. Spacey pagou 'drinque após drinque' para meu filho. Quando meu filho estava bêbado, Spacey colocou a mão dentro da calça do meu filho e segurou sua genitália. Não houve consentimento. Foi um ato criminoso. Meu filho tentou se mover, Spacey continuou. Depois, foi ao banheiro e meu filho correu o mais rápido que pode até a casa da avó dele."

Heather Unruh acusa Kevin Spacey de abusar sexualmente de seu filho Imagem: AFP

O garoto, que também processa Spacey no âmbito civil, não estará presente quando o julgamento acontecer.

Segundo os promotores, o jovem afirmou à polícia que foi apalpado pelo ator quando ambos estavam ao piano.

O garoto afirmou ainda que tem um vídeo do incidente e o enviou para sua namorada. Os advogados do ator afirmam que o vídeo não prova a culpa do cliente.

Spacey não precisará comparecer à próxima audiência, em 4 de março, mas deve estar disponível por telefone.

Se for condenado, ele pode receber uma pena de até cinco anos de prisão.

Outros casos

Desde a primeira acusação contra Spacey, em outubro de 2017, diversos outros homens acusaram o ator de abuso sexual.

As diversas acusações levaram o artista a ser cortado de vários papéis: além de seu personagem na produção House of Cards, do Netflix, ele foi cortado do filme Todo o Dinheiro do Mundo, que colocou outro ator para regravar as cenas já fimadas.

A primeira acusação foi feita pelo ator Anthony Rapp, de 47 anos. Segundo ele, Spacey teria deitado em cima dele, tentando seduzi-lo quando ele tinha 14 anos, em uma festa em 1986 no apartamento do ator.

Kevin Spacey reapareceu em vídeo postado nas redes sociais Imagem: Reprodução

Na ocasião, Spacey divulgou uma nota dizendo não ter recordações sobre o evento, mas pediu desculpas por o que poder tido "um comportamento profundamente inapropriado".

Ele usou a publicação para "sair do armário", dizendo que teve relacionamentos tanto com homens quanto com mulheres e que havia escolhido viver como um homem gay. Essa atitude foi criticada à época, vista como oportunismo de sua parte.

"Ele não é absolvido (das eventuais acusações) porque é gay", disse Josh Rivers, editor da revista Gay Times, à BBC.

O ex-genro do rei da Noruega afirmou que Spacey tocou nele embaixo da mesa em uma cerimônia do Nobel da Paz em 2007.

Outro homem declarou à BBC ter acordado com Spacey deitado em cima dele quando ele tinha 17 anos. A situação teria acontecido no apartamento de Spacey em Nova York nos anos 1980.

Em setembro, a Promotoria de Los Angeles informou que o ator não seria denunciado por uma acusação de abuso sexual que supostamente acontecera em 1992 em razão da data --a prescrição da denúncia de crimes do tipo é de 10 anos.

A polícia do Reino Unido também está investigando uma série de alegações relacionadas ao período em que Spacey foi diretor artístico de um teatro em Londres, o Old Vic. O teatro fez uma investigação própria, tendo recebido 20 testemunhos de comportamento inadequado de Spacey durante os 11 anos em que ele dirigiu o local.

O ator mexicano Roberto Cavazos disse que passou por situações "nojentas" com Spacey que se aproximavam da definição de assédio.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também