O Justiceiro | Especial pode ter apresentado 2 vilões clássicos do vigilante
Publicado em 13/05/26 17:00
O Justiceiro: Uma Última Morte trouxe Frank Castle de volta ao MCU. Após sua marcante participação na primeira temporada de Demolidor: Renascido, o vigilante vivido por Jon Bernthal ganhou um especial para chamar de seu que pode ter apresentado dois dos vilões mais clássicos do personagem nas HQs.
- Justiceiro | Confira todos os filmes, séries e animes do anti-herói da Marvel
- Leia a crítica de Justiceiro: Uma Última Morte
- Justiceiro: Uma Última Morte | Final Explicado, Pós-Créditos e Homem-Aranha 4
Os leitores da Marvel sabem que essa trama é uma adaptação livre de Bem-Vindo de Volta Frank (2000), minissérie escrita por Garth Ennis (The Boys) que marcou o retorno de Frank Castle às ruas de Nova York – após um período estranho em que ele literalmente virou um anjo vingador. Na HQ ele mata os filhos de Ma, que por sua vez contrata mercenários para matá-lo, iniciando uma guerra urbana que termina com ela morta.
Considerando que Uma Última Morte termina com a matriarca dos Gnucci viva após o Justiceiro decidir salvar uma família inocente em vez de persegui-la, é possível que a Mama seja a próxima grande inimiga do herói no MCU.
Acontece que a Mama Gnucci pode não ter sido a única vilã clássica do Justiceiro a ser apresentada em Uma Última Morte. Fisicamente debilitada, ela é auxiliada por um homem misterioso e muito forte chamado apenas de Barry (Jamal Lloyd Johson), apelido que lembrou os fãs da Marvel de Barracuda, outro sanguinário vilão criado por Garth Ennis nas HQs.
Por um lado, é fato que a história não tenha indicado que se trata do Barracuda, afinal “Barry” pode ser um apelido de nomes como Bartholomew, por exemplo. Porém, o Marvel Studios é conhecido por apresentar personagens sutilmente para depois dar importância a eles – vide o Gavião Arqueiro aparecendo no filme do Thor muito antes de Os Vingadores serem reunidos, por exemplo.
Se for o caso, Frank Castle terá problemas no futuro. Nas HQs, o Barracuda, é ex-militar que seguiu uma carreira criminosa ao voltar da guerra e se tornou tão sádico e insano quanto o Justiceiro é pragmático e sério. Em entrevista ao Omelete, Ennis comentou como o vilão complementa o herói:
“Ele é fisicamente mais capaz do que Frank. A combinação de agressividade e inteligência para fazer coisas que pessoas normais não conseguiriam era talvez até maior do que a do Justiceiro”.
Resta saber se o MCU realmente trará o grande inimigo do Justiceiro para brincar ou se essa foi apenas uma piscadinha para os fãs mais atentos.
Tudo sobre o especial do JusticeiroIntitulado O Justiceiro: Uma Última Morte, o especial marca o retorno de Frank Castle ao universo da Marvel Studios, com Jon Bernthal reprisando o papel.
A direção e roteiro ficou a cargo de Reinaldo Marcus Green.
Além de Jon Bernthal, o especial também traz de volta Jason R. Moore como Curtis Hoyle, veterano da Marinha e um dos aliados mais próximos de Frank. O elenco ainda inclui Roe Rancell, Mila Jaymes, Nick Koumalatsos, Colton Hill e Jamal Lloyd Johnson e mais.
Ex-militar e veterano de guerra, Castle se transforma no Justiceiro após o assassinato brutal de sua família por gangues, passando a agir como um vigilante que combate o crime de forma implacável.
Diferente de outros heróis da Marvel, o personagem tradicionalmente não possui superpoderes e atua com métodos extremos, o que o coloca constantemente em conflito moral com figuras como Demolidor. Sua trajetória é marcada por temas como trauma, vingança e justiça, sendo um dos anti-heróis mais complexos e sombrios da editora.