O Agente Secreto | Wagner Moura tem chance no Oscar após ficar fora do SAG? Veja
Publicado em 07/01/26 17:00
Wagner Moura vem sendo um dos nomes mais celebrados da temporada 2025-2026 com sua atuação em O Agente Secreto, mas o Sindicato dos Atores de Hollywood parece não entender da mesma forma. Na manhã seguinte ao ator receber o prêmio da crítica em Nova Iorque, com direito a coquetel com seu nome e tudo, o SAG deixou o nome do ator brasileiro de fora das indicações ao The Actor Awards, o antigo SAG Awards. Mas será que essa esnobada pode prejudicar a corrida do ator para figurar a lista de indicados ao Oscar 2026?
Veja a lista completa de indicados ao The Actor Awards 2026Ao contrário do que ocorria há alguns anos, a lista do Sindicato dos Atores já não tem a garantia de ser replicada exatamente na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso porque o sistema de votação da Academia mudou nas últimas temporadas, aumentando o número de votantes e expandindo seus membros para fora da indústria americana - algo que não ocorre no SAG. Logo, a ausência do brasileiro no The Actor Awards, apesar de frustrante, não é motivo para desespero.
Podemos pegar o próprio exemplo de Fernanda Torres em 2025. A atriz brasileira também foi esnobada pelo Sindicato. Isso chamou ainda mais atenção já que sua ausência aconteceu logo depois da atriz brasileira vencer o Globo de Ouro, prêmio que Wagner Moura também está indicado e é apontado como um dos favoritos para o próximo dia 11.
As ausências não são exclusividade dos brasileiros. Em 2024, Margot Robbie foi indicada ao SAG por Barbie, mas foi Sandra Hüller, de Anatomia de uma Queda, que pegou a vaga no Oscar. Em 2023, houve duas divergências: Danielle Deadwyler (Till) e Viola Davis (A Mulher Rei) receberam as indicações dos atores, mas Andrea Riseborough (To Leslie) e Michelle Williams (Os Fabelmans) as subtituíram no Oscar. No caso dos atores, em 2024, Daniel Craig foi indicado ao SAG por Queer, enquanto Sebastian Stan foi ao Oscar com Um Homem Diferente. Em 2023, Paul Mescal (Aftersun) foi indicado pela Academia, mas ficou de fora do SAG, que deu lugar para Adam Sandler (Arremessando Alto).
Vale destacar que outro aclamado filme internacional também ficou de fora das indicações do The Actor Awards 2026. Valor Sentimental, um dos favoritos da temporada de premiação, não viu nenhum dos seus atores figurando na lista de nomeados, deixando de fora as elogiadíssimas atuações de Stellan Skarsgard, Renate Reinsve, Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas.
Wagner Moura segue vivo na disputa pelo Oscar e um dos favoritos ao Globo de Ouro, que tem se aproximado novamente da premiação da Academia, mas é preciso entender que a força do Sindicato ainda é grande. Desde que o SAG Awards foi criado, nenhuma atuação de protagonistas venceu o Oscar sem ao menos ser indicada pelos Atores. Apenas três atores, todos coadjuvantes, conquistaram o feito: Marcia Gay Harden (Pollock), Christoph Waltz (Django Livre), e Regina King, (Se a Rua Beale Falasse). Vamos ver se essa marca se mantém ou o brasileiro conseguirá reverter a situação.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida