FILMES NO CINEMA

O Agente Secreto | Wagner Moura fala sobre política e fake news no Brasil e EUA

Publicado em 29/01/26 21:00

Wagner Moura segue sua jornada de entrevistas e campanha para O Agente Secreto na corrida de mais um Oscar para o Brasil. Indicado ao prêmio de Melhor Ator, o protagonista do filme de Kleber Mendonça Filho falou à Variety sobre o reconhecimento que a indicação ao prêmio trouxe, mas não deixou de fora sua visão política, assunto que tem pautado muitas de suas declarações.

Oscar 2026 | Lista completa de indicados com O Agente Secreto e Wagner Moura Oscar 2026 | Onde Assistir aos 10 Indicados a Melhor Filme

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

O ator lembrou seu trabalho em Guerra Civil, de Alex Garland, e comparou os eventos que seguiram as derrotas de Donald Trump e Jair Bolsonaro, em 2021 e 2023, respectivamente. "Quando eu estava fazendo Guerra Civil, eu pensava constantemente em como o Brasil reagiu de forma diferente à nossa insurreição  — de uma forma melhor do que vocês, porque o Brasil foi rápido em fazer a coisa certa e mandar a mensagem de que não se mexe com a democracia", afirmou o ator. "Nós prendemos pessoas. Bolsonaro está preso."  

"Nos Estados Unidos, é como se estivessem testando os limites, como uma criança — eles pensam: "Vou fazer isso", e se não houver reação, o que acontece? Sinto que os EUA e suas instituições não estão respondendo com a firmeza necessária — não estabelecendo limites, não fazendo com que as pessoas enfrentem as consequências."

Questionado sobre o que atualmente lhe preocupa no mundo, Wagner Moura voltou a afirmar que as fake news são um perigo. "O que mais me preocupa na humanidade hoje em dia é que não existem mais fatos", disse. "Os fatos não importam mais. Antes brigávamos — à esquerda e à direita — costumávamos discutir, mas brigávamos pela mesma coisa. Hoje em dia, não se trata de fatos. Trata-se de versões da verdade."

Oscar 2026 | Os esnobados e as maiores surpresas entre os indicados O Agente Secreto | Todos os prêmios e indicações do filme até agora

Moura citou a morte de Renee Good por agentes do ICE e a reação de Trump ao fato.

"Quando o próprio presidente cria um universo onde a culpa é da Renee Good, isso não é apenas moralmente horrível, mas também não é verdade. É uma loucura. A informação que chega ao seu feed é completamente diferente da informação que chega à sua mãe ou àquele cara do MAGA. E ele não é necessariamente uma pessoa má, mas está sendo alimentado com informações que o fazem pensar que existe uma pizzaria onde democratas abusam de crianças. Então, como você pode conversar com alguém que não vive na mesma realidade que você?"

O brasileiro ressaltou o papel da arte e dos filmes em contar essas histórias e esclarecer fatos na atualidade. "Quando a arte e o cinema se propõem a criar uma "ficção", isso pode ser mais importante do que a própria realidade. Porque você assiste a um filme, volta para casa e ele te faz refletir", disse. "Estou cada vez mais interessado em me expressar através de personagens — em dizer o que preciso dizer por meio deles."

Webstories

load_js();

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Oscar 2026: Tudo que você precisa saber sobre as indicações

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.

[Crítica] O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.

Agente concorre ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Moura) e Melhor Direção de Elenco.

Fonte: Omelete // Alexandre Almeida

Veja também