FILMES NO CINEMA

O Agente Secreto | Livro do filme revela se Wagner Moura raparigou ou não

Publicado em 21/12/25 15:00

Apesar de O Agente Secreto se passar durante a ditadura militar no Brasil, o grande trunfo e destaque do filme mora nas relações entre personagens.

Uma dessas relações é a de Armando (Wagner Moura) e Fátima (Alice Carvalho), marido e mulher, que, em certo momento do longa, têm a fidelidade do relacionamento contestada pelo pai de Fátima, Seu Alexandre (Carlos Francisco). 

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Em um diálogo já marcado na história do cinema brasileiro, Seu Alexandre questiona se Armando "Raparigou ou não raparigou" durante sua relação com Fátima, no que o personagem de Wagner Moura desconversa, claramente constrangido com a pergunta. 

O filme de Kleber Mendonça Filho não responde o questionamento diretamente, mas o recém-lançado livro do filme traz a resposta para esta dúvida, que está presente no roteiro original. 

Veja abaixo:

Guilherme Jacobs | Arquivo Pessoal

Então, sim. Segundo o roteiro, Armando raparigou... Mas Fátima também.

Paramount+ | Garanta sua assinatura do serviço de streaming

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.

Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.

 

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também