O Agente Secreto | Kleber Mendonça fala de representatividade nordestina
Publicado em 28/10/25 17:00
O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro e recebeu duas indicações ao Gotham Awards, prêmio independente de cinema norte-americano que faz parte do circuito pré-Oscar, nesta terça-feira, (28).
Durante a coletiva de imprensa do filme em São Paulo, o diretor Kleber Mendonça Filho, acompanhado dos astros do filme, como Alice Carvalho, Tânia Maria, Gabriel Leone e do próprio Wagner Moura, comentou a premiação e a corrida ao Oscar, mas também aproveitou a situação para ressaltar a representatividade do nordeste do Brasil no filme, que é ambientado em Recife, durante a Ditadura Militar.
"Todos os atores nordestinos, quando eu era pequeno, precisavam passar por uma lobotomia para tirar os sotaques", contou Kleber. "Eu cresci vendo sotaques cariocas. É muito bom vermos filmes de outros lugares fora do eixo [Rio-São Paulo]. Quanto mais a gente se filmar, mais filmes fizermos, não teremos barreiras com sotaques. Não vamos ter mais esse estranhamento que tínhamos antes."
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!"Quando eu escrevi alguns personagens, eu já pensava em atores. Eu tinha uma boa ideia do que Wagner poderia fazer e de coisas que eu achava que ele não tinha feito e poderia fazer", disse o diretor. "O roteiro é sempre o início de tudo. Tudo isso pra mim é cinema, são grandes corpos e que entendem a história de nosso país. Você entende a lógica do nosso país, por exemplo, na cena da Alice, que é curta. Todo mundo ali sabia. É uma cena que representa muito nosso país."
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.
O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar?No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!No Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida e André Zuliani