FILMES NO CINEMA

"Fiquei surpreso que a extrema direita foi ver O Agente Secreto", diz diretor

Publicado em 14/01/26 18:00

O cineasta Kleber Mendonça Filho comentou a reação da extrema direita brasileira ao seu filme O Agente Secreto, que lança um olhar crítico sobre o período da Ditadura Militar no país.

Ele admite de ter se espantado com a recepção, até certo ponto positiva, da plateia mais conservadora. "A extrema direita está escrevendo sobre o filme, o que me surpreende. Quer dizer, estou surpreso que eles tenham ido assistir ao filme. É visível que ele que está recebendo muita atenção", festejou Mendonça, durante coletiva de imprensa ocorrida ontem (13) em Londres. (via Variety)

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
O Agente Secreto usou Lei Rouanet? Entenda como funciona

O diretor entende que o Brasil vive um momento político mais favorável e destacou a recente prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro como um fator-chave para esse panorama.

"Estamos em um momento muito melhor agora no Brasil. O ex-presidente está preso e todo o seu círculo íntimo também. A extrema direita não têm um líder agora. Entendo que estamos de volta ao mundo democrático", comemorou.

O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Online Film Critics Award

Ele considera O Agente Secreto "um sucesso de bilheteria muito inesperado". "Está havendo muita discussão sobre ele. Existe um profundo sentimento de orgulho pelo filme. É uma obra que fala muito sobre o Brasil e sobre a história brasileira. E acho que os brasileiros estão muito conscientes de como o Brasil é projetado internacionalmente."

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Oscar: O Agente Secreto é incluído na pré-lista de melhor direção de elenco

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
[Crítica] O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

Webstories

load_js();
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.

Fonte: Omelete // Felipe Brandão

Veja também