O Agente Secreto corre risco de ficar fora do Globo de Ouro? Entenda
Publicado em 16/11/25 15:00
A presença do filme brasileiro O Agente Secreto no Globo de Ouro se tornou fonte de preocupação nos últimos dias.
O temor surgiu após um comentário de Cédric Succivalli, membro votante da premiação, que notou que o longa ainda não foi disponibilizado na plataforma de streaming da cerimônia:
"Não sei que ***** eles estão fazendo, mas esse filme NÃO está na plataforma do Globo de Ouro (diferente de Manas). É melhor eles se apressarem, porque muitos membros ainda não assistiram…”, disse um comentário disponibilizado pelo VHS Cut no X.
O Omelete conversou com votantes brasileiros do Globo de Ouro que confirmaram que O Agente Secreto não está disponível na plataforma. Essa ausência pode fazer com que menos eleitores assistam ao longa e, portanto, não votem para que ele se torne dispute categorias na premiação.
Por outro lado, a indisponibilidade não impede que O Agente Secreto receba indicações, já que muitos votantes podem assistir a longas em festivais e exibições especiais. Também é comum que títulos que ainda não estrearam nos Estados Unidos não sejam adicionados ao streaming – filmes como Marty Supreme, Avatar: Fogo e Cinzas e Jay Kelly não estão lá, por exemplo. Há até casos de grandes estreias que só chegam à plataforma na reta final da votação por questão de estratégia.
Ao mesmo tempo, votantes ouvidos pelo Omelete confirmam o comentário de Cédric Succivalli sobre a intensidade da campanha do filme brasileiro Manas.
Além do prestígio da própria premiação, a presença no Globo de Ouro tem também a importância de ampliar a repercussão dos indicados ao Estados Unidos. Vale lembrar que a edição de 2025 premiou Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama por Ainda Estou Aqui (2024), uma vitória inédita na história do Brasil que serviu também de vitrine para levar o longa a outras premiações, como o Oscar.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar?No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.
Fonte: Omelete // Gabriel Avila