FILMES NO CINEMA

"Nunca me senti assediada": Diane Keaton fala de Hollywood, idade e casamento

Publicado em 07/05/19 16:00

Com quase meio século de carreira, a atriz Diane Keaton diz nunca ter se sentido "assediada" sexualmente. Nesta entrevista à AFP, a estrela de Hollywood também fala sobre o fato de nunca ter se casado, a passagem do tempo e sua determinação de nunca deixar de trabalhar.

Foram 68 créditos de atuação desde seu primeiro papel, a comédia "As Mil Faces do Amor" (1970). No caminho, trabalhou em clássicos como O Poderoso Chefão e em várias produções de Woody Allen, com quem mantém uma longa amizade depois de ter tido uma relação amorosa e de trabalho.

Em meio ao gigantesco escândalo de décadas de abuso e de assédio que manchou a carreira de pesos-pesados da indústria do entretenimento como Harvey Weinstein e Kevin Spacey, Allen voltou a ser atacado por velhas denúncias de que teria abusado de sua filha adotiva, Dylan Farrow.

Foi com seu papel em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, um filme de Allen, que Diane ganhou o Oscar em 1978.

"Woody Allen é meu amigo e eu ainda acredito nele", tuitou a atriz em janeiro de 2018. Nesta entrevista, porém, ela prefere evitar o tema.

Ao ser consultada se trabalharia de novo com o cineasta, ela fica em silêncio e espera a próxima pergunta. Antes diz que nunca se sentiu assediada, como muitas outras atrizes que contaram suas histórias com a deflagração de um escândalo que levou ao movimento #MeToo.

"Nunca", afirma, taxativa. "Talvez não tivesse o que precisava para ser assediada", acrescenta, em tom de brincadeira, tentando baixar um pouco a tensão.

Dianne Keaton e Woody Allen em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" Imagem: Divulgação

Surpresas no caminho

Os últimos dois filmes da atriz giram em torno de histórias de mulheres na idade madura: "Do Jeito que Elas Querem" (2018), que reivindica que o amor não tem idade e, agora, "As Rainhas da Torcida" (2019).

As Rainhas da Torcida conta a história de Martha, uma mulher doente que decide abandonar tudo para se mudar para um lar para idosos e simplesmente morrer. No caminho, ela acaba criando uma equipe de líderes de torcida, o que dá uma guinada radical a seus últimos dias de vida.

Keaton, que protagonizou com Jack Nicholson "Alguém Tem que Ceder" (2003), outra comédia romântica sobre um casal na terceira idade com a qual ganhou o Globo de Ouro, exibe com orgulho seus 73 anos. Longe de sentir-se incomodada ao falar sobre a idade, para ela, a vida é mais fácil à medida que se envelhece.

"Você não tem nada a perder, esta é a verdade", diz, rindo.

Você passaria seus últimos dias em um lar para idosos?, perguntamos a ela.

"Não sei", responde Diane. "Mas, se acontecer, não seria uma líder de torcida como Martha", acrescenta, referindo-se ao filme.

O que é muito claro para Diane é que a palavra "aposentadoria" não lhe passa pela cabeça.

"Nem penso nisso. E, se ninguém quiser me contratar, tenho muitos passatempos que consomem meu tempo. Me dedicarei a elas como meu trabalho. Não tenho a intenção de parar", insiste.

Jack Nicholson e Diane Keaton em "Alguém Tem que Ceder" Imagem: Reprodução

Diane Keaton, que teve longos romances com outras estrelas como Warren Beatty e Al Pacino, além de Woody Allen, nunca se casou. Aceitaria uma proposta de casamento?

"Não", responde com uma gargalhada a atriz, que tem dois filhos adotados.

"Acho que eu sou a única mulher da minha idade que trabalhou no cinema e nunca se casou. Talvez eu seja um bicho raro. A maioria das pessoas neste business se casa e, em algum momento, se divorcia, mas eu nunca me casei."

E, ainda que diga não se arrepender, reconhece que tem certa curiosidade sobre como seria sua vida, "se tivesse terminado com alguém, se tivesse trocado votos com alguém que realmente valesse a pena".

"Talvez eu tenha perdido algo, mas ninguém pode ter tudo, certo? Infeliz eu não sou", conclui.

Fonte: UOL Cinemas // Javier Tovar

Veja também