FILMES NO CINEMA

No Dia da Mulher, "Capitã Marvel" é atacado em sites de críticas

Publicado em 08/03/19 10:00

"Capitã Marvel" vem enfrentando a fúria de uma parcela do público por conta de declarações feministas de sua protagonista, Brie Larson. E hoje, com a estreia do novo filme da Marvel nos Estados Unidos, ele passou a ser atacado em sites que agregam críticas do público -- ironicamente, na mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

No Rotten Tomatoes, "Capitã Marvel" tem 81% de aprovação da crítica especializada. Entre o público, porém, esse percentual cai para 34%. Os comentários negativos, feitos na esmagadora maioria por usuários com nomes masculinos, criticam Larson por sua atuação nas telas e fora delas, e acusam o filme de fazer "propaganda".

"Eu sou um homem branco de 41 anos. Eu teria visto este filme, mas aparentemente não sou bem-vindo", escreveu um internauta. Outro acusou Larson de ser "anti-homem branco". "A posição anti-homem branco dela me desanimou do filme. Não estou interessado". "Muito político", criticou um terceiro.

As avaliação de "Capitã Marvel" no Rotten Tomatoes e no Metacritic Imagem: Reprodução

No site Metacritic, a situação foi semelhante. O filme, com nota 65 (de 100) da crítica especializada, recebeu só 2.6 (de 10) entre o público. Mais uma vez, os comentários foram direcionados contra a protagonista. "As declarações feministas dela foram desdenhosas, e essa personalidade detestável se refletiu na personagem", escreveu um, enquanto outro acusou o filme de fazer "propaganda feminista".

Para efeitos de comparação, "Thor: O Mundo Sombrio" e "O Incrível Hulk" são os filmes do universo Marvel mais mal-avaliados pela crítica no Rotten Tomatoes, com 67% de aprovação. Entre o público, porém, eles vão melhor, com 76% e 70% de críticas positivas, respectivamente. Situação semelhante acontece no Metacritic, onde "Mundo Sombrio", com 54 pontos, tem nota 7.2 do público.

Fonte: UOL Cinemas // Beatriz Amendola

Veja também