Netflix volta a garantir filmes da Warner nos cinemas por pelo menos 45 dias
Publicado em 19/02/26 11:00
Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, voltou a garantir que, caso sua compra da Warner Bros. Discovery seja efetivada, os filmes do estúdio de Batman, Harry Potter e O Senhor dos Anéis continuarão ficando pelo menos 45 dias nos cinemas antes de irem para formato digital.
Sarandos, que inicialmente se mostrou oposto quanto a longa janela de exclusividade nas telonas mas voltou atrás recentemente, foi entrevistado no podcast The Town e teve muitas de suas afirmações questionadas. Quando o assunto chegou no tempo de cinema, ele reiterou o plano dos 45 dias. Dessa vez, porém, o executivo foi perguntado sobre o lançamento em PVOD (premium video-on-demand, essencialmente o aluguel e compra de filmes em lojas digitais como Google Play e YouTube).
Donos de cinema, especialmente nos EUA, têm frequentemente levantado a preocupação, afirmando que não seria bom para o mercado de exibição que os títulos, após 45 dias, fossem direto para streaming no HBO Max. O tempo em VOD antes da chegada ao catálogo do app tende a ajudar a bilheteria nos cinemas, eles argumentam, como dizendo que o consumidor pensa "se é para pagar a mais, que seja na telona."
"[Os filmes] vão dos cinema, [onde ficarão] por 45 dias, para PVOD para o HBO Max," disse Sarandos. "Estamos comprando um modelo de negócios, e não queremos matá-lo."
Por fim, Sarandos foi perguntado se ele aceitaria colocar isso no contrato da compra da Warner. Aí, o executivo negou. Segundo ele, porém, nenhum estúdio coloca isso como padrão, mas, com uma pitada de brincadeira, ele prometeu que estava dando a entrevista "sob juramento." Ou seja, ao menos segundo o executivo, não era só da boca pra fora.
Fonte: Omelete // Guilherme Jacobs