FILMES NO CINEMA

Netflix compra empresa dos direitos autorais do escritor de 'A Fanástica Fábrica de Chocolate'

Publicado em 22/09/21 09:00

A Netflix comprou a empresa que administra os direitos autorais do gigante da literatura infantil e juvenil Roald Dahl, autor do livro "A Fantástica Fábrica de Chocolate", adaptada duas vezes para o cinema.

A aquisição, que não teve o valor revelado, é resultado de uma colaboração iniciada há três anos entre a Netflix e os herdeiros do escritor britânico, que vendeu mais de 300 milhões de livros em todo o mundo. Suas obras foram traduzidas para 63 idiomas.

Em novembro de 2018, como parte da associação, a Netflix anunciou que adaptaria para séries de animação os grandes sucessos de Roald Dahl.

Cena do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005), de Tim Burton
Imagem: Reprodução

Taika Waititi, diretor neozelandês de "Jojo Rabbit", está preparando a primeira série, inspirada no universo de "A Fantástica Fábrica de Chocolate".

Com a compra da Roald Dahl Story Company (RDSC), dirigida pelo neto do escritor, Luke Kelly, a Netflix anunciou que pretende ir mais longe com projetos editoriais, de jogos, teatro e produtos derivados.

Nascido em Gales, Reino Unido, de pais noruegueses, Roald Dahl (1916-1990) conquistou fama mundial com seus livros para jovens, como "Matilda", "As Bruxas" ou "James e o Pêssego Gigante".

O escritor britânico Roald Dahl
Imagem: Ronald Dumont / Getty Images

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também