FILMES NO CINEMA

Morre Eva Piwowarski, uma das curadoras do Festival de Cinema de Gramado

Publicado em 08/01/19 15:00

A argentina Eva Piwowarski, uma das curadoras do Festival de Cinema de Gramado, morreu nesta segunda (7) em Buenos Aires. Ela lutava contra um câncer desde março de 2018.

"Nossa querida e competente curadora Eva Piwowarski nos deixou para brilhar em outro tapete vermelho. Te extrañaremos! Hasta luego", divulgou a assessoria do festival, um dos mais importantes eventos cinematográficos do país.

Eva Piwowarski era a atriz, cineasta, diretora, produtora e ativista cultural. Desde 2014 integrava a curadoria com foco especial na escolha de produções latinas, ao lado do crítico Rubens Ewald Filho e do jornalista Marcos Santuario.

Assessora audiovisual da Universidade Nacional de Jujuy, coordenadora de projetos da Fundação Gerardo Vallejo e ex-coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, Eva foi responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário nacional do país.

Também foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Européia e criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul.

"Ao longo destes quase cinco anos, Eva sempre incansável na defesa do cinema latino, muito se orgulhava de sua missão de levar o nome do Festival de Cinema de Gramado mais longe e fazer parte do trio de curadores do evento", escreveram os representantes do Festival de Gramado.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também