FILMES NO CINEMA

Morre Dean Tavoularis, designer de produção de O Poderoso Chefão, aos 93

Publicado em 23/04/26 20:00

O designer de produção Dean Tavoularis, responsável pelo visual de filmes como a trilogia O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e A Conversação, faleceu na última quarta-feira, 22 de abril, em Paris, aos 93 anos. A causa foi natural, segundo informações do escritor e crítico Jordan Mintzer, do The Hollywood Reporter.

Tavoularis construiu uma carreira de mais de cinco décadas em Hollywood, mas sua parceria com o diretor Francis Ford Coppola é a mais lembrada. A dupla trabalhou junta em nove filmes, começando com O Poderoso Chefão (1972). Tavoularis foi fundamental para criar a atmosfera sombria e pictórica da máfia ítalo-americana, ao lado do diretor de fotografia Gordon Willis.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
Nathalie Baye, atriz francesa de Prenda-Me se For Capaz, morre aos 77 anos

Ele venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte por O Poderoso Chefão: Parte II (1974) e recebeu indicações por Apocalypse Now (1979), Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988), O Poderoso Chefão: Parte III (1990) e O Grande Roubo (1978). Em comunicado, Coppola disse: “Meu querido amigo e colaborador Dean Tavoularis faleceu, uma perda profunda. Ele foi um grande artista, um grande amigo, um grande designer de produção e um grande homem.”

Nascido em Lowell, Massachusetts, em 1932, filho de imigrantes gregos, Tavoularis cresceu em Los Angeles. Estudos em arte o levaram ao departamento de animação da Disney. Sua grande oportunidade veio em 1967, quando Arthur Penn o contratou para supervisionar a direção artística de Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas. A partir daí, trabalhou com diretores como Michelangelo Antonioni (Zabriskie Point, 1970), Wim Wenders (Hammett, 1982) e Roman Polanski (A Nona Porta, 1999).

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Entre seus outros créditos estão Pequeno Brande Homem (1970), Um Coração de Campeão (1981), Os Foras da Lei (1983), Peggy Sue – Seu Passado a Espera (1986), Jardins de Pedra (1987), Bulworth (1998) e Operação Cupido (1998). Tavoularis deixa a esposa, a atriz francesa Aurore Clément, e as filhas Alison e Gina.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também