Morre aos 74 anos o ator Peter Mayhew, o Chewbacca de "Star Wars"
Publicado em 02/05/19 21:00
Morreu Peter Mayhew, o primeiro ator a interpretar o Chewbacca em "Star Wars", que participou de cinco filmes da franquia. A morte foi confirmada em um comunicado no Twitter. Mayhew, que tinha 74 anos, morreu no dia 30, mas a família só compartilhou a notícia hoje. A causa da morte não foi informada.
The family of Peter Mayhew, with deep love and sadness, regrets to share the news that Peter has passed away. He left us the evening of April 30, 2019 with his family by his side in his North Texas home. pic.twitter.com/YZ5VLyuK0u
- Peter Mayhew (@TheWookieeRoars) 2 de maio de 2019
Peter Mayhew foi o primeiro a interpretar o Chewbacca, o melhor amigo de Han Solo, de Harrison Ford, e participou de cinco episódios de "Star Wars": o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 1977, o "Episódio V: O Império Contra-Ataca", em 1980, o "Episódio VI: O Retorno do Jedi", em 1983, o "Episódio III: A Vingança dos Sith", em 2005 e "O Despertar da Força", em 2015.
Assim como o personagem, Peter Mayhew era um gigante. Ele tinha 2,18 metros de altura. Nos últimos anos, o ator usava uma cadeira de rodas para se locomover. Na carta que informa sobre sua morte, a família destaca o esforço do ator em 2015 para enfrentar a condição e fazer a última participação como Chewbacca em "Star Wars".
Mayhew foi substituído pelo ator finlandês Joonas Suoatamo em "O Último Jedi", de 2017, e no ainda inédito "A Ascensão Skywalker", que estreia em 19 de dezembro. O Chewbacca original, no entanto, permaneceu como consultor dos dois filmes mais recentes.
Mayhew nasceu em Surrey, na Inglaterra, e morreu em Boyd, no Texas, nos Estados Unidos. Ele deixa a esposa, Angie, e três filhos. A família do ator está planejando uma cerimônia em memória do ator para o dia 29 de junho.
Já os fãs de Chewbacca poderão homenageá-lo no final do ano durante a Empire Con, uma convenção anual de celebração a "Star Wars" que acontece em Los Angeles entre os dias 6 e 8 de dezembro.
Fonte: UOL Cinemas // Renata Nogueira