FILMES NO CINEMA

Morre Melvin Van Peebles, pioneiro do movimento Blaxploitation, aos 89 anos

Publicado em 23/09/21 00:00

Morreu nesta quarta-feira (22) o cineasta Melvin Van Peebles, aos 89 anos. Ele é considerado o pioneiro do cinema negro norte-americano.

Van Peebles nasceu em Chicago, em 1932, e se formou em literatura antes de servir por três anos na Força Aérea dos Estados Unidos. Em 1957, ele filmou seu primeiro curta-metragem, Pickup Men for Herrick. Em Hollywood, o primeiro e único longa-metragem dele foi Watermelon Mande, em 1970.

A carreira dele foi consolidada no cinema independente com filmes voltados ao Blaxploitation (junção de Black e exploitation), movimento cinematográfico dos anos 70 que lutava por mais protagonismo negro nos filmes norte-americanos — atrás e diante das câmeras.

Ao final da carreira, ele colaborava com seu filho Mario Van Peebles, que também é cineasta e ator. "Papai sabia que as imagens negras importam. Se uma foto vale mais do que mil palavras, quanto vale um filme? Queremos ser o sucesso que vemos, por isso precisamos nos ver livres. A verdadeira libertação não significava imitar a mentalidade do colonizador. Isso significava apreciar o poder, a beleza e a interconectividade de todas as pessoas", declarou Mario, ao Collider.

Além de Mario, Melvin deixa mais dois filhos e sete netos.

Fonte: Omelete // Pedro Henrique Ribeiro

Veja também