Mark Hamill lamenta morte de ator de Chewbacca: "O mais gentil dos gigantes"

Publicado em 02/05/19 22:00

Mark Hamill, o Luke Skywalker de "Star Wars", lamentou hoje a morte do ator Peter Mayhew, intérprete original do Chewbacca, com uma mensagem carinhosa em seu Twitter.

"Ele era o mais gentil dos gigantes, um homem grande com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir e um amigo fiel que eu amei sinceramente. Sou grato às memórias que compartilhamos e sou um cara melhor apenas por tê-lo conhecido. Obrigado, Pete", escreveu o ator.

A mensagem de Hamill foi publicada com fotos dos dois juntos como seus personagens e também nos bastidores de "Star Wars", além da carta da família de Peter Mayhew que anunciou a morte, que aconteceu em 30 de abril.

Joonas Suotamo, o atual Chewbacca, também lamentou a morte de seu mentor e agradeceu por tudo o que aprendeu com ele em uma carta de despedida.

"A recepção calorosa de Peter quando eu fiz seu dublê em 'O Despertar da Força' significou muito para mim. Estudar o personagem que ele ajudou a criar era uma tarefa assustadora, mas a gentileza dele fez tudo ficar mais fácil", explicou o ator finlandês, que assumiu o papel integralmente a partir de 2017.

Peter Mayhew foi o primeiro a interpretar o Chewbacca e participou de cinco episódios de "Star Wars": o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 1977, o "Episódio V: O Império Contra-Ataca", em 1980, o "Episódio VI: O Retorno do Jedi", em 1983, o "Episódio III: A Vingança dos Sith", em 2005 e "O Despertar da Força", em 2015.

O ator, que tinha 2,18 metros de altura, usava uma cadeira de rodas para se locomover nos últimos anos. A causa da morte dele, que tinha 74 anos, não foi informada.

Fonte: UOL Cinemas // Renata Nogueira