FILMES NO CINEMA

Manas | Filme de Marianna Brennand chega ao Globoplay neste sábado (28)

Publicado em 27/02/26 19:00

O filme Manas, dirigido por Marianna Brennand, chega ao Globoplay neste sábado, 28 de fevereiro. A produção foi filmada na Amazônia e tem no elenco Jamilli Correa, Dira Paes, Fátima Macedo, Rômulo Braga e artistas da região.

A trama se passa na Ilha do Marajó e parte de casos reais de exploração sexual de crianças nas balsas do Rio Tajapuru. A história acompanha Marcelle, uma jovem de 13 anos que vive com os pais e três irmãos. Admiradora da irmã mais velha, que teria deixado a comunidade após conhecer um homem nas balsas, Tielle começa a perceber os ciclos abusivos ao seu redor e decide enfrentar a violência que domina sua família e comunidade.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
Manas | Filme de Marianna Brennand é indicado ao Goya, “Oscar da Espanha”

Dira Paes interpreta a policial Aretha, personagem inspirada em profissionais que atuam no combate à exploração sexual infantil na região, como o delegado Rodrigo Amorim e a assistente social Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante.

O longa acumulou mais de 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais, com passagens pelo Festival do Rio, Festival de Veneza e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Tudo sobre Manas

Na trama, Marcielle é uma jovem de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó (PA) com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região.

Manas | Membro da Academia de Cinema defende Marianna Brennand após polêmica

Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.

Rodado na Amazônia, o longa traz a estreante Jamilli Correa, no papel principal, Dira PaesFátima Macedo e Rômulo Braga, além de atores e atrizes locais da região.

O roteiro vencedor do Sam Spiegel International Film Lab é assinado por Felipe ShollMarcelo GrabowskyMarianna BrennandAntonia PellegrinoCamila Agustini e Carolina Benevides.

 

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também