FILMES NO CINEMA

Love Lies Bleeding: Exibição em festival é interrompida por insultos homofóbicos

Publicado em 16/04/24 12:00

Uma exibição do filme Love Lies Bleeding - O Amor Sangraem que Kristen Stewart Katy O'Brien vivem um caso de amor lésbico, terminou com intervenção policial no Festival Internacional de Filmes de Fantasia de Bruxelas (BIFFF, na sigla em inglês), na Bélgica.

De acordo com uma reportagem da Variety, a exibição do longa foi atribulada desde o início por comentários e "piadas" homofóbicas gritadas por uma parte da plateia - segundo a organização do festival, formada por em torno de uma dúzia de pessoas.

Em torno dos 20 minutos, algumas pessoas da comunidade LGBTQIA+ começaram a se levantar e sair da exibição. Eventualmente, um grupo formado por entre 60 e 80 pessoas se reuniu no lobby do cinema e começou a debater com os organizadores, pedindo pela interrupção da exibição.

A equipe do BIFFF decidiu não atender aos pedidos, ao invés disso chamando a polícia para "dispersar o protesto", nas palavras do diretor do festival, Jonathan Lenaerts. Com a chegada dos policiais, alguns confrontos entre os membros da comunidade LGBTQIA+ e os espectadores homofóbicos se tornaram violentos.

Love Lies Bleeding, com Kristen Stewart, ganha trailer tenso

Em declaração compartilhada com a Variety, o grupo que realizou o protesto no lobby relatou: "Nós sabemos a diferença entre piadas bem-intencionadas e insultos lesbofócbicos. Quando membros da audiência aplaudem uma cena de estupro, quanto fingem estar se masturbando ou assobiam para as atrizes em cenas de sexo lésbico, quando gritam 'tirem a roupa!', 'ela só quer um pau!', 'isso é nojento!' e 'sapatonas sujas!' na direção da tela, é claro que vamos nos levantar e sair do cinema, ou gritar de volta pedindo respeito. Acontece que, quando fizemos isso, fomos vaiadas, insultadas e fisicamente atacadas. Não é possível falar de uma 'atmosfera positiva e inclusiva' quando coisas como essas acontecem.".

Em resposta, Lenaerts falou pela organização do BIFFF: "Nós decidimos exibir Love Lies Bleeding especificamente por causa de seus temas LGBTQIA+. Achamos ótimo quando o cinema de fantasia se abre para esta comunidade, e também consideramos uma oportunidade de ouro para chamar outro tipo de público para o nosso festival. Nós temos um dever de fazer com que todas as pessoas se sintam bem-vindas e tratadas de forma igual no nosso evento. O clima dentro das salas de exibição nunca pode ser maldoso ou violento, e todo tipo de exceção a essa regra é intolerável. Para ser franco: uma grama de merda pode estragar um quilo de caviar, e faremos tudo o que pudermos para remover essa grama de merda. Vamos tomar medidas diretas: se alguém fizer comentários inapropriados daqui para frente, esse alguém será imediatamente jogado para fora da sala".

Na história de Love Lies Bleeding, Lou (Stewart) é uma tímida gerente de academia que se apaixona perdidamente por Jackie (O'Brian), uma ambiciosa fisiculturista em busca de seu sonho em Las Vegas. O romance entre as duas desperta violência e faz ambas mergulharem fundo na teia criminosa da família de Lou.

Produzido pela A24, o filme tem no elenco ainda Ed Harris (Westworld), Jena Malone (Jogos Vorazes: Em Chamas) e Dave Franco (Depois da Festa). O filme estreia no Brasil em 1º de maio.

load_js();

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também