FILMES NO CINEMA

Filha de José Mojica, o Zé do Caixão, denuncia médicos que trataram o pai

Publicado em 22/11/21 16:00

A cineasta Liz Marins, filha de José Mojica (conhecido pelo personagem Zé do Caixão), denunciou dois dos médicos que atuaram na internação de seu pai, morto em fevereiro de 2020 aos 83 anos por complicações de uma broncopneumonia.

Os dois profissionais são da operadora de saúde Prevent Senior. Ela afirma que um deles tirou Mojica da Unidade de Terapia Semi-Intensiva (semi-UTI) do Hospital Sancta Maggiore enquanto o quadro ainda era grave, e o outro não quis prestar atenção aos sintomas dele — ao invés disso, tentou convencer a família a optar por cuidados paliativos e aceitar que o caso era irreversível.

"A minha denúncia é contra dois médicos. Um médico que tirou ele da semi-uti quando ele estava estabilizado, grave, mas estabilizado, e mandou pro quarto e um médico que, vendo o meu pai com a saturação despencando no quarto, não deu o atendimento imediato e ficou tentando nos convencer a deixá-lo morrer", afirmou Liz Marins em entrevista à GloboNews.

Liz relata, também, que a família tentou argumentar contra a transferência para o quarto dizendo a saturação (nível de oxigênio no sangue) dele deveria ser constantemente monitorada, o que só seria possível na semi-UTI — nos quartos, a equipe de enfermagem passaria só a cada seis horas. Não adiantou: "Enquanto eu falava, já tinha pessoas retirando as coisas".

Procurada por Splash, a Prevent Senior afirma que "todos os investimentos possíveis foram realizados", e que o cineasta tinha "comorbidades que agravaram seu quadro de saúde ao longo dos anos":

Os prontuários do paciente demonstram que todos os investimentos possíveis foram realizados no tratamento do Sr. Mojica. Os detalhes dos prontuários não podem ser divulgados por razões legais, mas é possível afirmar que o paciente tinha uma série de comorbidades que agravaram seu quadro de saúde ao longo dos anos.

Liz Marins também foi procurada pela reportagem, que aguarda uma resposta.

Fonte: UOL Cinemas // Luiza Missi

Veja também