FILMES NO CINEMA

Será que o Snyder Cut salvaria Liga da Justiça?

Publicado em 15/11/19 18:00

Relançamentos com versões estendidas ou com “cortes do diretor” não são nenhuma novidade em Hollywood. Os novos cortes, normalmente lançados em DVD ou blu-ray, são uma constante da indústria, com filmes como Blade Runner e a trilogia original de Star Wars passando por inúmeras remodelagens nas mãos dos diretores Ridley Scott e George Lucas, respectivamente, que acreditavam que as versões originalmente vistas nos cinemas não correspondiam às visões que os cineastas tinham para suas obras. Outro grande exemplo é a franquia O Senhor dos Anéis, comandada por Peter Jackson, que ganhou versões estendidas em ­home-video no meio dos anos 2000.

Nas últimas semanas, o termo “versão do diretor” foi praticamente substituído pela campanha online “Release The Snyder Cut” (“liberem a versão de Snyder”, em português), que pede à Warner o lançamento da versão originalmente planejada pelo diretor Zack Snyder para Liga da Justiça. Já não é novidade que, no meio da produção do filme, Snyder pediu afastamento para lidar com o baque emocional sofrido pela morte da filha, sendo substituído por Joss Whedon, que comandou diversas refilmagens, incluindo as infames cenas gravadas com o bigode de Henry Cavill.

O resultado foi um corte confuso e apressado de Liga da Justiça, que arrecadou US$ 657 milhões ao redor do mundo, muito aquém do esperado pelo estúdio ao lançar um filme com alguns dos maiores super-heróis da história dos quadrinhos. Um boato sobre a possível existência de um corte finalizado da versão de Snyder, unido à recepção morna dos fãs, fez com que a internet pedisse de forma rápida pelo corte original.

Apesar de inicialmente negar a existência de uma outra edição, Snyder passou, ao longo do tempo, a compartilhar diversas fotos de bastidores das gravações de Liga da Justiça, com frames que não apareceram no filme. Dois anos depois do lançamento do longa nos cinemas, a campanha pelo Snyder Cut já recebeu o apoio de Jason Momoa (o Aquaman) e Ray Fisher (o Cyborg), que também compartilharam imagens inéditas do filme em suas redes sociais.

Entre as revelações de Snyder estão o Caçador de Marte, cenas de Vic Stone antes de ser transformado em Cyborg e uma possível aparição de um uniforme clássico do Superman. Será que essas mudanças teriam sido o bastante para salvar Liga da Justiça?

Fonte: Omelete // A cozinha

Veja também