FILMES NO CINEMA

Lembra quando Homem-Aranha brincou de ser Shazam ao testar seus poderes?

Publicado em 02/04/19 05:00

"Shazam!" chega aos cinemas nesta semana e vários temas envolvendo o herói acabam sendo lembrados com a expectativa grande sobre o filme da DC. Entre eles, está ninguém menos que Homem-Aranha.

No primeiro filme do Cabeça de Teia, lançado em 2002 e dirigido por Sam Raimi, Peter Parker (Tobey Maguire) é picado por uma aranha radioativa e precisa testar seus poderes -- isso todos sabem, afinal é a história do herói da Marvel. Mas um detalhe pode ter sido esquecido.

Em uma das melhores cenas do longa, o estudante está descobrindo ainda o que consegue fazer e escala um prédio em Nova York, ficando impressionado como o quão longe ele consegue saltar. De repente, ele para e olha para o pulso esquerdo, observando as teias sobressalentes em seu pulso. Não dá outra.

O jovem começa a testar como soltar sua teia. Primeiro ele fala "vai, teia!", e nada acontece. Em seguida, "voa!". O resultado é o mesmo. Então, ele grita: "Shazam!". Apesar do resultado dar certo após outras tentativas, o momento virou um clássico por mostrar um filme da Marvel fazendo referência a um personagem da DC.

Para os mais atentos, antes de citar Shazam, ele ainda fala em inglês "Up, up and away" (para o alto e avante, em tradução livre), uma frase constantemente associada a Superman e que inclusive virou título de uma saga do Homem de Aço nos gibis em 2006.

Tobey Maguire em "Homem-Aranha" (2002) e Zachary Levi em "Shazam!" (2019) Imagem: Reprodução/Montagem

Meme no Brasil e significado

Antes mesmo do filme de "Shazam!" ser anunciado, o "crossover" de editoras/estúdios visto em "Homem-Aranha" já tinha virado meme no Brasil -- em uma adaptação nada educada. "Shazam, c*****" ganhou a internet brasileira e ainda hoje é motivo de piada.

Quando Tom Holland veio ao Brasil divulgar "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" (2017), ele até se arriscou no português para recitar o meme -- mesmo sem ter ideia de que estava falando um palavrão.

No universo DC, o adolescente Billy Batson se transforma em herói toda vez que fala "Shazam". Segundo o dicionário Oxford, a palavra em inglês passou a ser associada a magia ou a alguma mudança muito grande desde a década de 1940, com a popularização do poderoso personagem.

Shazam é um acrônimo de Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (resistência), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mercúrio (supervelocidade). O personagem tem todos esses poderes, que sempre são desafiados com vilões perigosos como o Adão Negro.

Estrelado por Zachary Levi, o filme solo do herói tem direção de David F. Sandberg e chega aos cinemas no dia 5 de abril.

"Shazam!": veja a cena em que o herói descobre seus poderes

UOL Entretenimento

Fonte: UOL Cinemas // Rodolfo Vicentini

Veja também