Josephine | Filme de diretora brasileira é grande vencedor em Sundance
Publicado em 30/01/26 17:00
O drama familiar Josephine, da diretora sino-americana-brasileira Beth de Araújo, foi o grande premiado do Festival de Sundance neste ano.
A obra saiu vencedora nas categorias Drama Americano (prêmio do júri) e Narrativa Americana (prêmio do público), segundo informações da revista Variety.
Beth se emocionou ao receber o prêmio. "Obrigada ao público por me manter empregada. O cinema é a minha igreja, e é muito bom vir aqui e receber isso de vocês", discursou ela, nascida na Califórnia e filha de pai brasileiro.
Inspirado na experiência pessoal da cineasta, Josephine conta a história de uma menina de oito anos (Mason Reeves) cuja vida vira de pernas para o ar ao testemunhar, por acaso, um crime brutal. Channing Tatum e Gemma Chan também estrelam.
O prêmio do júri de Melhor Documentário Americano ficou com Nuisance Bear, obra que retrata o impacto da ação humana sobre uma comunidade de ursos polares em Churchill, Manitoba. American Pachuco: The Legend of Luis Valdez de David Alvarado, venceu a mesma categoria pelo público.
Focado na luta de uma mãe e sua filha para impedir que a montanha de seus ancestrais vire um campo de treinamento militar, To Hold a Mountain venceu como Melhor Documentário Internacional pelo público. Shame and Money, sobre um casal de moradores rurais que perde sua única fonte de sustento, ganhou o prêmio do júri na mesma categoria. Hold Onto Me venceu como Drama Internacional pelo público.
O Prêmio Next de Inovação, por sua vez, foi concedido a The Incomer, história protagonizada por dois irmãos (Gayle Rankin e Grant O'Rourke) que vivem em uma ilha remota da Escócia e tem seu mundo transformado pela chegada de um forasteiro (Domhnall Gleeson).
Já o Prêmio Especial Netx do Júri ficou para TheyDream, que usa miniaturas e tecnologia de captura de movimento para narrar duas décadas da vida de uma família porto-riquenha.
Fonte: Omelete // Felipe Brandão