James Cameron sobre IA: "Quero baratear filmes sem interferir na arte"
Publicado em 18/12/25 13:00
James Cameron, diretor da franquia Avatar, afirmou que deseja usar Inteligência Artificial para "baratear filmes" sem que com isso a tecnologia "interfira na arte". A fala surgiu em entrevista ao Deadline.
Disney+ | Assine o Streaming de Avatar, Marvel, Pixar, ESPN e mais"Sim, meu instinto me diz que você está absolutamente certo, que a IA generativa — porque é disso que estamos falando, não estamos falando de superinteligência artificial, certo? Esse é um problema completamente diferente. Provavelmente todos nós estaremos mortos daqui a cem anos. Mas enfim, vamos aproveitar os filmes enquanto isso", começou o diretor ao ser perguntado se efeitos digitais e IA podem ser usados em conjunto.
"A IA generativa é uma ferramenta muito poderosa. Só precisamos domá-la e usá-la de forma ética. Então, eu não sou especialista em IA. Como eu disse, ainda não trabalhei com ela. Não a usamos nos filmes de Avatar, e isso é praticamente tudo o que tenho feito nos últimos anos. Mas estou muito curioso sobre ela e quero ver, me parece que existem certas tarefas específicas dentro do fluxo de trabalho de efeitos visuais que são tão tediosas e repetitivas que poderiam ser feitas por algum tipo de modelo generativo", continuou o cineasta.
"Estou muito interessado em descobrir se podemos reduzir os custos usando ferramentas de IA generativa. Mais uma vez, dentro de diretrizes muito específicas que não interfiram no artista, no roteirista, no ator, principalmente. E serei muito vocal, em ambos os lados, de uma forma até engraçada. Parece um pouco dualista, ou quase confuso, mas quero garantir que não estamos substituindo atores e que não estamos criando uma nova geração de diretores que acham que podem eliminar a atuação do processo", concluiu.
Tudo sobre Avatar: Fogo e Cinzas
A principal nova tribo que conheceremos em Avatar: Fogo e Cinzas é O Povo das Cinzas, descrito como um grupo vulcânico e agressivo, em contraste com os pacíficos Metkayina, clã dos mares apresentado em Avatar: O Caminho da Água. Oona Chaplin, neta de Charles Chaplin e atriz de Game of Thrones, viverá Varang, a líder do Povo das Cinzas.
Assista aos filmes de Avatar: Garanta seu Disney+ agoraAvatar: Fogo e Cinzas também trocará de narrador, deixando o Jake Sully de Sam Worthington de lado em favor do Lo'ak de Britain Dalton. Este é o terceiro de cinco filmes de Avatar.
Como Avatar: O Caminho da Água prepara terreno para Avatar 3 - e muito alémAvatar: Fogo e Cinzas estreia em 18 de dezembro de 2025. Um hiato de quatro anos vai separá-lo de Avatar 4, que chega aos cinemas em 21 de dezembro de 2029. Último filme da saga previsto, Avatar 5 tem data de lançamento prevista para 19 de dezembro de 2031.
Com isso, o último Avatar sairá 22 anos depois do original em 2009, isso se as datas forem mantidas.
Antes desse filme, Avatar: O Caminho da Água retomou a história de Jake Sully (Sam Worthington) e sua amada Neytiri (Zoë Saldaña) no planeta de Pandora. Muitos anos depois dos eventos do primeiro filme, os dois formaram uma família e se veem na posição de defender o planeta de uma nova invasão humana.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore