FILMES NO CINEMA

James Cameron diz que Oppenheimer foi covarde ao não mostrar Hiroshima

Publicado em 30/06/25 12:00

O lendário cineasta James Cameron fez duras críticas a Oppenheimer por não mostrar os efeitos da bomba atômica em Hiroshima. Segundo o diretor de Titanic AvatarChristopher Nolan foi covarde.

Apple TV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 meses

"Sim, é interessante o que ele evitou. Olha, eu adoro a direção do filme, mas senti que foi um pouco uma desculpa moral. Porque não é como se Oppenheimer não conhecesse os efeitos", disse Cameron ao Deadline. "Ele tem uma breve cena no filme em que vemos — e eu não gosto de criticar o filme de outro cineasta — mas há apenas um breve momento em que ele vê alguns corpos carbonizados na plateia, e então o filme continua mostrando como isso o comoveu profundamente. Mas eu senti que ele fugiu do assunto. Não sei se o estúdio ou o Chris acharam que isso era um problema que eles não queriam abordar, mas eu quero ir direto ao ponto", concluiu.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

O filme histórico mergulha na mente atormentada de J. Robert Oppenheimer, o físico teórico conhecido como "o pai da bomba atômica". A trama acompanha sua trajetória desde os dias como jovem cientista até sua liderança no Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial, que culminou na criação das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. O filme alterna entre passado e presente para mostrar como suas ações moldaram o curso da história, além dos dilemas morais que surgiram com isso.

A narrativa vai além do desenvolvimento da arma mais destrutiva da humanidade e foca nos conflitos internos de Oppenheimer, sua luta com a consciência, sua relação conturbada com colegas e autoridades, e as consequências políticas que enfrentou nos anos seguintes à guerra, especialmente durante a Guerra Fria. O filme utiliza a assinatura de Nolan: estrutura não linear, trilha sonora intensa e uso de IMAX e efeitos práticos para criar uma experiência imersiva.

Oppenheimer teria o mesmo impacto como filme da Netflix, diz chefe do streaming A Odisseia | Benny Safdie voltará a trabalhar com Christopher Nolan no filme

O elenco de é Oppenheimer composto por Cillian Murphy, em uma das atuações mais elogiadas de sua carreira, no papel principal. Ele é acompanhado por um elenco de peso que inclui Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, Robert Downey Jr. como Lewis Strauss, Matt Damon como o General Leslie Groves, Florence Pugh como Jean Tatlock, e ainda nomes como Rami Malek, Kenneth Branagh, Josh Hartnett e Benny Safdie. A produção é baseada no livro American Prometheus, de Kai Bird e Martin J. Sherwin.

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também