FILMES NO CINEMA

Jafar Panahi é novamente condenado à prisão no Irã

Publicado em 01/12/25 19:00

O cineasta iraniano Jafar Panahi foi condenado a um ano de prisão em seu país natal, sob acusação de "atividades de propaganda contra o regime" por lá vigente - conforme informações divulgadas por seu advogado, Mustafa Nili.

A sentença, emitida pela 26ª Vara do Tribunal Revolucionário Islâmico de Teerã, prevê ainda a proibição de viajar pelo país ao longo de dois anos, como também de associar-se a grupos políticos e sociais locais.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil

Vale lembrar que Panahi reside atualmente na França e, segundo o portal Deadline, não se encontrava no Irã no momento em que a pena foi definida.

O diretor venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, por seu filme Foi Apenas um Acidente - escolhido também para representar a França no Oscar de 2026.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Na trama, um homem chamado Eghbal está dirigindo à noite com sua esposa grávida quando atropela e mata um cachorro.

O acidente danifica gravemente seu motor, fazendo o sujeito parar em uma garagem próxima de propriedade de Vahid, que nota que Eghbal se parece muito com o policial que o torturou na prisão e arruinou sua vida.

Foi Apenas um Acidente: Vencedor da Palma de Ouro em Cannes ganha data no Brasil

O filme é estrelado por Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten, Majid Panahi, Mohamed Ali Elyasmehr, George Hashem Zadeh, Delmaz Najafi e Afsaneh Najm Abadi

Webstories

load_js();

A estreia de Foi Apenas um Acidente nos cinemas brasileiros está marcada para 4 de dezembro. Após sua exibição no circuito comercial, o filme deve ser integrado ao catálogo da MUBI.

Fonte: Omelete // Felipe Brandão

Veja também