FILMES NO CINEMA

Após Oscar de Cuarón, mexicano Iñárritu vai presidir o júri do Festival de Cannes

Publicado em 27/02/19 09:00

O cineasta Alejandro González Iñárritu presidirá o júri do próximo Festival de Cannes, em maio, e será o primeiro mexicano a assumir a prestigiosa responsabilidade.

"Mediante a presença do diretor de 'Babel', o Festival celebrará todo o cinema mexicano", afirma um comunicado divulgado hoje pela organização do maior festival de cinema do mundo.

Três dias depois de Alfonso Cuarón receber três estatuetas do Oscar por "Roma" - incluindo melhor filme estrangeiro e melhor diretor -, o anúncio de Iñárritu em Cannes confirma o momento espetacular dos cineastas mexicanos.

Iñárritu, 55 anos, presidirá o júri do 72º Festival de Cannes (14-25 de maio), papel ocupado no ano passado pela atriz australiana Cate Blanchett, quando o vencedor da Palma de Ouro foi "Assunto de Família", do japonês Hirokazu Kore-Eda.

"Me sinto honrado e feliz de retornar este ano e imensamente orgulhoso de presidir o júri. O cinema corre nas veias do planeta e este festival é seu coração", disse o diretor, citado no comunicado oficial.

O mexicano é um dos cineastas mais consagrados de Hollywood e venceu dois Oscars de melhor diretor de modo consecutivo, em 2015 e 2016, por "Birdman" e "O Regresso".

Também comparece com frequência a Cannes: exibiu seu primeiro filme, "Amores Brutos" (2000), na Semana da Crítica. Seis anos depois "Babel" foi exibido na mostra principal e Iñárritu venceu o prêmio de direção.

"Biutiful" (2010) deu a Javier Bardem o prêmio de melhor ator em Cannes.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também