Hollywood celebra o "gigante" Denzel Washington e sua importância para o cinema

Publicado em 07/06/19 19:00

O ator Denzel Washington foi celebrado ontem por sua carreira de cinco décadas em Hollywood, com duas estatuetas do Oscar e que abriu o caminho para uma geração de estrelas de cinema negras.

O diretor Spike Lee entregou ao ator de 64 anos, durante um evento no Dolby Theatre de Los Angeles, o "Life Achievement Award" do American Film Institute (AFI) em reconhecimento às conquistas da vida profissional de Washington.

O prêmio é considerado a maior honra para uma carreira cinematográfica em Hollywood.

Os principais atores negros de Hollywood prestaram homenagem a Denzel Washington: os também vencedores do Oscar Morgan Freeman, Jamie Foxx e Mahershala Ali, assim como as estrelas de "Pantera Negra", Chadwick Boseman e Michael B. Jordan.

"Você abriu o caminho. Você nos mostrou o caminho. Mas o que é realmente monumental é que sua influência, seu alcance, transcende a raça sem nunca negá-la", disse Ali.

Ele acrescentou: "Nós estamos aqui porque permanecemos nos ombros de um gigante".

"Não existiria 'Pantera Negra' sem Denzel Washington", disse Boseman, em referência ao primeiro filme da Marvel sobre um super-herói negro.

A predominantemente branca Hollywood foi muita criticada nos últimos anos pela falta de diversidade, especialmente pela campanha #OscarsSoWhite (#Oscarstãobranco), organizada em 2016.

Washington é um dos apenas quatro atores negros que venceram o Oscar de melhor ator.

Ele venceu na categoria coadjuvante por "Tempo de Glória" (1989) e na categoria de melhor ator por "Dia de Treinamento" (2001).

O "Life Achievement Award" do American Film Institute (AFI) já foi entregue a atores como George Clooney, Al Pacino e Meryl Streep. Assim como a Morgan Freeman e Sidney Poitier.

Fonte: UOL Cinemas // UOL